Artigo

Mofo moral

Arquivo pessoal
Pesquisa evidencia que o povo brasileiro tem, sim, visão atualizada pelas demandas cidadãs  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 04/07/2022, às 09h59   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Datafolha fez uma pesquisa, divulgada nesse domingo (3) pelo site do jornal Folha de S. Paulo, onde ouviu a opinião dos brasileiros sobre temas ligados à educação: para 73%, educação sexual deve estar no currículo escolar; 80% dizem que as escolas devem promover o direito das pessoas viverem livremente sua sexualidade; já para 90%, os professores devem discutir discriminação racial;  70% confiam mais em civis do que militares para trabalhar em escolas; e  para 93%, as escolas devem respeitar todas as religiões. Essa pesquisa evidencia que o povo brasileiro tem, sim, visão atualizada pelas demandas cidadãs, em todas as direções, pois essas questões associadas à civilidade da convivência ou a estrutura social de um povo se compõe, afirmam os sociólogos e antropólogos, de ligações das partes que compõem o todo, em processo de reconhecimento que todos devemos ter direitos e deveres , e que sejam cumpridos. As relações precisam se interligar, mesmo na complexidade das diferenças, que não pode superar o desejo de aprimoramento das convivências, inclusive quando aspiramos a um futuro mais promissor para o equilíbrio das relações em nosso mundo, por nossos filhos, netos...honestamente? Penso que a geração dos acima dos 50 guardam ainda muito fortemente um saudosismo twist ou dos Embalos de sábado à noite, ao ritmo dos Bee Gees.

A verdade, no entanto, é o fato que a nossa passagem pelo mundo precisa deixar as coisas melhores do que quando por aqui chegamos, ou fomos concebidos, como queira, caro(a) leitor(a), e isto é decisão de olhar para o futuro, através do horizonte do respeito, da aceitação e não ficarmos fixos no retrovisor, pois o tempo não para, como Cazuza cantava. Não se tratam de posições políticas, religiosas, mas de humanidade, de civilização, de vida...não se tratam de questões de privilégios, mas de direitos e deveres, se temos ainda ranços, mofos morais,  vícios criminosos de lá de trás, pensemos mais naqueles que nos sucederão neste mundo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp