Artigo

O teste de capacidade na Prefeitura de Salvador

Joilson César/BNews
Repórter de Política do BNews analisa histórico de comando e projeções para uma das principais secretarias da gestão municipal  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 11/11/2022, às 14h19 - Atualizado às 14h22   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre) da Prefeitura de Salvador, responsável por planejar, propor e coordenar a execução da política municipal de assistência social, articular e mobilizar as ações voltadas à promoção da cidadania e à redução e erradicação da pobreza, garantir a manutenção dos direitos e necessidades básicas do cidadão e das pessoas com deficiência, além de promover políticas de prevenção e combate ao uso de drogas, bem como propor, coordenar e acompanhar a execução das políticas públicas de esportes e lazer, é também uma das pastas mais concorridas dentro da gestão em meio a uma provável reforma administrativa.

Vou explicar o porquê. Tanto nas gestões de ACM Neto (UB), quanto na de Bruno Reis (UB), a Sempre tem sido usada como uma espécie de “pasta teste” para medir a capacidade de gestão de players aliados ao gestor que está no comando no momento.

Durante as gestões de ACM Neto, chefiaram a pasta o atual prefeito Bruno Reis, quando ainda era deputado estadual, o deputado estadual e agora federal eleito, Leo Prates, e a atual vice-prefeita, Ana Paula Matos. Em seus respectivos momentos, cada um se credenciou para mirar voos maiores dentro e fora da gestão. 

Bruno chefiou a Sempre de 3 de março de 2015 a 1 de junho de 2016. Prates, de 5 de fevereiro de 2019 até 9 de julho de 2019, quando foi substituído por Ana Paula.

Depois da Sempre, Bruno Reis virou vice-prefeito e assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Ganhou “corpo” e foi alçado candidato à sucessão. E conseguiu cumprir seu papel, vencendo em primeiro turno em 2020.

Leo Prates migrou da Sempre para a Secretaria da Saúde (SMS), quando também já era deputado estadual. Agora, parte para Brasília com o currículo recheado de experiência. Ana Paula também foi da Sempre para a SMS, virou vice de Bruno, SeGov e depois candidata a vice-presidente ao lado de Ciro Gomes. 

O caso mais recente, que talvez tenha sido o de tempo mais curto, foi o do vereador Kiki Bispo, atual vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador (CMS), que assumiu a Sempre na gestão de Bruno Reis, mas ficou pouco tempo por lá, porque recebeu outra missão “maior que a pasta”, que foi a de voltar à CMS e apaziguar os ânimos da base aliada e se viabilizar como candidato à presidência da Mesa Diretora para o próximo biênio. 

Há quem diga, nos bastidores, que Kiki recebeu no colo a missão certa para seu futuro político. Agora, resta saber quem será o próximo a pavimentar a carreira política através da Sempre. O PP, que aguarda, com bons olhos, o arranjo nacional e estadual do partido, para, enfim, ter a chance de entrar de vez na gestão municipal, desde que mudou de lado na Bahia. 

Um dos nomes do partido cotado para assumir a pasta é o do deputado federal Cacá Leão, que não conseguiu se eleger como senador esse ano e garantiu que está firme na base de apoio a Neto e Bruno. Vamos esperar o desfecho de mais essa novela.   

Eduardo Dias é repórter de política do BNews 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp