BNews Agro

Seguro paramétrico inédito protege cacau no sul da Bahia

Reprodução/Globo Rural
Apólice, que tem subvenção, usará informações da Inmet.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Globo Rural

Publicado em 17/08/2021, às 12h54   Redação BNews



Uma operação inédita, concluída na semana passada, reuniu iniciativa privada, poder público e produtores na modulação de uma ferramenta customizada para mitigar os impactos das alterações do clima na produção de cacau no sul da Bahia. Foi emitida a primeira apólice de seguro rural paramétrico do país, que usará o tratamento de dados e as informações climáticas de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como indicadores de risco para o contrato entre seguradora e agricultores. A informação é do Valor Econômico.

Leia mais:

Ministério da Agricultura atende solicitação de deputado baiano para proteção ao cacau

Após doença no cacau, Bahia restringe entrada de viajantes em lavouras

O prêmio contou com a subvenção federal de 20% implementada no início do ano e também inédita. Rodrigo Mortoni, vice-presidente da Newe Seguros, seguradora responsável pela operação, reforça que o maior volume de informações e a confiança nos dados do Inmet reduz os riscos, e que a definição de parâmetros numéricos tira a subjetividade do processo, já que as coberturas são acionadas por um “elemento objetivo”, sem necessidade de apuração ou quantificação de danos.

Outra peculiaridade é a dispensa de vistorias e inspeções presenciais em caso de sinistro. “Se chover menos, a cobertura vai ser acionada e a indenização vai ser paga diretamente na conta do produtor, de maneira célere. Isso tira o risco moral, o custo de inspeção, a ida a campo”, afirma.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)