BNews Agro

Campanha contra o câncer de mama para produtoras rurais começa nesta quinta

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/10/2021, às 16h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha "Outubro Rosa no Campo" começa nesta quinta-feira (7), em Crisópolis, e se encerra no dia 29, em Barro Preto, município localizado ao Sul do Estado. A campanha de conscientização sobre câncer de mama, desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), irá agregar, também, cursos de capacitação para as produtoras rurais.

Para ministrar os cursos, que vão abordar desde cidadania e pertencimento, passando por empreendedorismo, elaboração do planejamento do negócio, gestão financeira até liderança e autonomia econômica e social das mulheres, a Seagri conta com a parceria da Secretaria de Política para Mulheres e da Defensoria Pública da Bahia.  Ao final da capacitação, as participantes recebem seus certificados.  

Já a conscientização sobre o câncer de mama vai contar com vídeo, gravado pelo mastologista do Hospital da Mulher, André Dias, falando sobre cuidados,  diagnóstico e tratamento precoce; cartilha e material informativo para ser distribuído entre as agricultoras, além de plotagem dos carros no sentindo de alertar as produtoras rurais sobre a importância com a saúde. 

Leia também: Outubro Rosa: Orientações gratuitas de prevenção ao câncer de mama são ofertadas em shopping de Salvador

Outubro Rosa: Médica mastologista explica importância da prevenção do câncer de mama; veja vídeo

Para a coordenadora da ação, a técnica da Seagri Onilli Sitonio,  as mulheres do campo ainda hoje sofrem discriminação e têm dificuldade de acesso a cursos, a serviços de saúde, embora representem  quase metade da população rural brasileira,  assumindo cada vez mais a responsabilidade pelo grupo familiar a que pertencem. Cerca de 77,9% das mulheres rurais, de acordo com o Dieese/IBGE, são consideradas sem rendimento fixo.  

Além disso, dados do IBGE de 2017 (os mais recentes sobre o tema) mostram que, na Bahia, dos 762.848 estabelecimentos agropecuários existentes à época, 194.650 são gerenciados por mulheres.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp