BNews Agro

Comunidades rurais de Seabra são beneficiadas com sistema de abastecimento de água

Divulgação
Cerca de 50 mil pessoas já contam com água tratada em suas casas   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/10/2021, às 07h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 50 mil pessoas na zona rural de 20 municípios da região de Seabra, na Chapada Diamantina, já contam com água tratada em suas casas. São 155 localidades rurais atendidas com os sistemas de abastecimento de água e saneamento. Os equipamentos foram implantados pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, e entregues aos municípios, que delegam a prestação do serviço às Associações Comunitárias locais. 

As associação executam uma gestão compartilhada, administra e opera os sistemas de abastecimento de água filiadas à Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento.

Leia também:PRF apreende 10 mil litros de whisky e vodka sem nota fiscal em Seabra

Segundo o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a estratégia é de sucesso. “Pelas lições aprendidas em outros projetos, essa é uma estratégia de sucesso e adequada para o meio rural. Proporciona água de qualidade, com custo acessível para a população rural do nosso estado”.

Fabiana Santana Oliveira, presidente da Associação do Povoado de Conceição, em Boninal, é uma das beneficiadas. “Água é vida. Melhorou muito, porque antes a gente não tinha água, principalmente para as pessoas que moram na rede alta. Hoje temos água 24 horas e a comunidade está realizada”, ressaltou.  

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Central de Seabra abrange os municípios de Abaíra, Andaraí, Boninal, Bonito, Ibitiara, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.

Matérias relacionadas:

Seca reduz expectativa de crescimento do PIB da agropecuária em 2021, afirma Ipea

Produção de alimentos em 2021 criou 92% mais novos postos de trabalho que 2020; Nordeste lidera

Agricultores de Rafael Jambeiro recebem capacitação sobre 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp