BNews Agro

Festival Sabores de Itacaré destaca a diversidade da agricultura familiar

Divulgação
O evento teve início na última quinta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/10/2021, às 07h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A produção da agricultura familiar de comunidades rurais de Itacaré, com sua diversidade de sabores, cores e aromas, estão sendo destaque no VIII Festival Sabores de Itacaré, que acontece na Praça São Miguel, localizada na orla da sede do município. O evento teve início na última quinta-feira (14), e contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Itacaré, de órgãos do Governo do Estado, de associações e cooperativas regionais e do público visitante. 

Segundo os organizadores, a programação do festival gastronômico segue até o dia 24 de outubro de 2021, iniciando sempre a partir das 7h, valorizando os produtos da agricultura familiar. O evento conta com atrações gastronômicas e apresentações artísticas e culturais. No total, são mais de 20 agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais do município, que ofertam uma diversidade de alimentos saudáveis para os visitantes.

Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destaca que o Governo do Estado acredita na pujança e no potencial turístico de Itacaré. "É por isso que o festival é tão importante, por fazer essa aproximação com turistas, mas também com donos de bares e restaurantes, porque a agricultura familiar, abastecendo esses restaurantes e essa rede hoteleira de Itacaré, estará fortalecendo, também, a economia do município. Ganha quem está vendendo e ganha os agricultores familiares que comercializam seus produtos", ressalta Dias.

Leia também: 

Seca reduz expectativa de crescimento do PIB da agropecuária em 2021, afirma Ipea

Produção de alimentos em 2021 criou 92% mais novos postos de trabalho que 2020; Nordeste lidera

O prefeito de Itacaré, Antonio de Anízio, declara que o festival é um importante evento, que atrai turistas e aumenta o fluxo de comercialização, especialmente dos produtos da agricultura familiar. "A Feira da Agricultura Familiar faz parte do festival e é onde nós encontramos uma porta, que é a do turismo, para que os produtos dos nossos agricultores consigam ter o mercado no próprio município. Itacaré recebe turistas do mundo inteiro e essa é uma oportunidade que o agricultor tem de apresentar seus produtos e fazer a comercialização para restaurantes e comércio local, que irão atender aos turistas. Então, esse casamento do festival gastronômico, turismo e agricultura familiar é de suma importância".

Cozinha Show

A programação do Festival conta ainda com a realização da Cozinha Show, que será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro, sempre das 19h às 21h, e a Cozinha Show Kids, das 15h às 16h. Os chefs e as chefs de cozinha que participam da Cozinha Show são: Faby Ferraz; Henrique Cruz; Marly Katarina; Lelo; Jô; Sandra Kaena; Neco Guarnieri; Zilma Helena; Cris Rosa; Clécio Campos; Leleco; e Ícaro Rosa. Os principais produtos utilizados pelos chefs poderão ser adquiridos na Feira da Agricultura Familiar que acontece durante o festival.

O festival conta tembém com a Feira de Artesanato, com uma diversidade cultural, presente em imagens de santos barrocos em argila, outros trabalhos em cerâmica, bordados, trançado de fibras naturais de cipós, aproveitamentos de cocos, arte em tecido e retalhos e em crochê, algumas das peças produzidas por artesãos e artesãs de comunidades quilombolas da região.

O evento, realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Itacaré e parceiros, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Turismo e Bahiagás.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp