BNews Agro

BNews COP26: Salvador entra em acordo internacional com outras mil cidades

Jefferson Peixoto/Secom
Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 03/11/2021, às 09h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador e outras mil cidades ao redor do mundo se comprometeram em reduzir pela metade a emissão de carbono até 2030. O anúncio foi feito na terça-feira (2), na 26ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, na Escócia. 

Juntas, as cidades representam mais de 722 milhões de pessoas. Além da capital baiana, outros sete municípios brasileiros fazem parte do grupo, são eles Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. As outras três cidades ainda não foram reveladas.

O prefeito Bruno Reis (DEM), que está na Escócia, apresentou ações realizadas por Salvador nos últimos anos, referentes à preservação do meio ambiente e combate aos efeitos das mudanças climáticas. 

O evento, realizado  também na terça, reuniu gestores de diversas cidades do mundo para discutir o tema “As cidades da América Latina e Regiões do Caribe em direção ao financiamento, baixo carbono e desenvolvimento multinível resiliente”.

Na ocasião, gestor ressaltou que a crise climática já é uma realidade em todo o mundo e os efeitos, como as altas temperaturas e o excesso de chuvas, se tornaram desafios diários para os gestores municipais. Salvador foi uma das primeiras da América Latina a assinar o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, em 2017, promovido pela União Europeia na versão latino-americana.

“Também temos outros projetos para tirar do papel. Estamos aqui fazendo ainda uma articulação, com o objetivo de buscar recursos para que, em 2049, quando a cidade completar 500 anos, consiga zerar a emissão de carbono. Salvador está preocupada com o presente, mas enxergando lá na frente para ter um futuro melhor”, declarou Bruno Reis.

Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp