BNews Agro

BNews COP26: Líderes mundiais saem e diplomatas tentam negociar acordos climáticos

Agência Brasil
Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 04/11/2021, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a saída dos principais líderes mundias, que já deixaram a sua marca nos primeiros dias da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), agora cabe aos diplomatas dos países se articularem para negociação dos acordos climáticos.

Os anúncios feitos até agora empolgam, mas ainda não contemplam as principais projeções feitas para a COP26. Até agora, já foram acordados a meta de redução de emissão de gás carbônico até 2030, de produção de gás metano e estabelecido a intenção de reduzir a zero o desmatamento ilegal em 2028

Pontos sensíveis e considerados cruciais nesta discussão incluem ajustes nas metas para torná-las ainda mais ambiciosas, como reforçar o objetivo de limitar em 1,5° o aquecimento global, previsto no Acordo de Paris. Neste cenário pode-se abordar também o mercado de carbonoso, que precisa de maior regulação.

Outra expectativa é em cima do acordo do pagamento de R$ 100 bilhões pelos países desenvolvidos para ajudar nações mais necessitadas. As informações são do G1.

As discussões agora vão ganhar um teor mais técnico, com a participação dos diplomatas e especialistas, não somente dos presidentes e chefes de Estado.

"A COP começou, alguns chefes de Estado falaram e, agora, os negociadores sentam nas salinhas para ver as propostas, as concordâncias e as dissidências”, explica Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Natalie Unterstell, presidente da Talanoa e membro do Painel de Acreditação do Green Climate Fund, também afirma que, nos próximos dias, a tendência é ver menos anúncios políticos e mais tratativas entre corpos diplomáticos.

"Coisas grandes, como o financiamento, como o crédito de carbono, devem ser acordadas na semana que vem. Estamos em fase de consultas o dia inteiro, as pessoas estão discutindo as vírgulas", explica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp