BNews Agro

Produção de ovos de galinhas caipiras gera renda para famílias de Malhada de Pedras

Divulgação
Foram investidos na implantação dos aviários, R$ 316,9 mil, via projeto Bahia Produtiva   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/11/2021, às 21h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vinte famílias da Associação de Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, a 575 Km de Salvador, foram beneficiadas com a implantação de aviários. Com isso, a maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos.

Foram investidos na implantação dos aviários, R$ 316,9 mil, via projeto Bahia Produtiva, do governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Segundo a presidente da Associação, Maria Sônia Santos Ataíde, o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres, e está gerando desenvolvimento na comunidade: “Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos tem produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”.

Ainda de acordo com a Maria, as famílias trabalham também com outros produtos, que são vendidos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”.

Danilo Joad, assistente territorial do Bahia Produtiva, que atua em municípios do Território Sertão Produtivo e acompanha o projeto, salienta que a produção, antes da implantação do Bahia Produtiva, era unicamente convencional, não sendo empregada nenhuma orientação técnica: “A produção das propriedades aumentou em mais de 90%, tendo agricultores com média de produção diária de nove dúzias de ovos por dia e todos os beneficiários tem pensamento de ampliar sua produção”.

Comercialização

Os produtos são comercializados diretamente nas casas de clientes, nas feiras livres, na Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, que acontece na sede do município, e também nas quitandas e supermercados, além de vendas para os programas PAA e PNAE.

Leia também:

e-Agro: Pulverização com drone traz economia e agilidade para agricultores

China aceitará carne bovina brasileira certificada antes de embargo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp