BNews Agro

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia libera plantio do algodão no Oeste do estado

Divulgação / Freepik
Liberação do plantio do algodão no Oeste da Bahia determina fim do vazio sanitário  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 22/11/2023, às 09h22 - Atualizado às 09h48   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - Adab libera plantio do algodão no Oeste do estado, determinando o determina fim do vazio sanitário de dois meses na região.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Vazio sanitário é o período no qual não se pode plantar nem colher, com a finalidade de deixar a terra em questão descansando para as futuras semeaduras.

No Oeste da Bahia, o vazio sanitário é fundamental para prevenir a praga do bicudo do algodoeiro, besouro responsável por perfurar o botão floral e a maçã dos algodoeiros.

Vale salientar que este período de preparação para a safra 2023/2024 foi antecipado em dez dias em função das mudanças que afetaram o clima na região, decorrentes do fenômeno climático El Niño.

“Os técnicos treinados e capacitados jogaram junto com os produtores dos 15 núcleos agrícolas no oeste da Bahia e três no Sudoeste, onde foram intensificados os encontros para mostrar os resultados do monitoramento das infestações de bicudo por meio das armadilhas instaladas e vistorias em campo para identificar a melhor estratégia para destruir o bicudo no campo”, explica Antônio Carlos Araújo, coordenador do programa fitossanitário do órgão.

Segundo o especialista, a partir daí, conseguirão apoiá-los em estratégias para intensificar as ações em áreas onde as infestações em campo podem estar mais altas, e onde haja a possibilidade de fazer um reforço de medidas de combate ao bicudo, como apoiar a destruição de plantas voluntárias às margens das rodovias e nas algodoeiras.

Ressalta-se que, apesar de liberada a semeadura do algodão, de acordo com a portaria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) 086, de 25 de setembro de 2023, excepcionalmente para esta safra, os produtores continuam aguardando o melhor momento, de precipitações de chuva e de preparo do solo, para entrar com o maquinário em campo.

“O período da semeadura de algodão deve ocorrer até o dia 31 de dezembro. As definições do calendário da safra foram deliberadas em consenso pela Comissão técnica Regional do Algodão (CTR) que conta com representantes dos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), além de consultores e pesquisadores de institutos de pesquisas ligados ao desenvolvimento da cotonicultura da Bahia. A portaria 201 de 2019 permanece inalterada”, informa a Adab.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp