BNews Agro
Publicado em 03/11/2024, às 08h54 Publicado por Vagner Ferreira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última quarta-feira (30), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a regularizar a comercialização de produtos veterinários à base de Cannabis Sativa no país, conforme informações do Agro Estadão.
Com isso, haverá alteração na Portaria SVS/MS 344/1998, responsável pela autorização de produtos controlados no país. Desta forma, os médicos veterinários poderão prescrever ou dispensar o uso de medicamentos em receitas especiais, assim como acontece com demais produtos com restrições, apenas em produtos a serem retirados nas farmácias, segundo legislação vigente.
Além do mais, os profissionais poderão prescrever também: medicamentos à base de Cannabis registrados pela Anvisa; produtos de Cannabis com autorização sanitária emitida pela Anvisa, nos termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019, que sejam regularizados; e produtos de uso exclusivo animal que venham a ser regularizados pelo Mapa.
A vigilância vai continuar rígida, com o intuito de garantir o produto para uso seguro e terapêutico. O anúncio oficial está previsto para acontecer nos próximos dias por uma Resolução da Diretoria Colegiada no Diário Oficial da União.
No geral, a manipulação à base de Cannabis permanece proibida. E ainda, a RDC 660/2022, que possibilita a importação por pessoa física exclusivamente para uso próprio, não teve mudanças.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), publicado na reportagem, apontam que o mercado de cannabis pode trazer cerca de US$ 30 bilhões anuais para o país.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
famoso copo
Muito barato
Top dos Tops
Café perfeito