BNews Agro

Após morte de mais de mil bois por causa do frio, produtor rural toma medida e viraliza; entenda

Ilustrativa / Pixabay
Mais de mil cabeças de gado morreram de frio nos últimos dias no MS  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Pietro Baddini

por Pietro Baddini

[email protected]

Publicado em 17/06/2023, às 18h20


FacebookTwitterWhatsApp

O frio intenso matou 1.071 cabeças de gado, em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. De acordo com especialistas, a morte dos animais está ligada a uma severa hipotermia.

Os dados são da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que registrou mortes desde quarta-feira (14). A entidade estima que o prejuízo tenha sido de mais de R$ 3 milhões para os produtores rurais, e o número de mortes pode ser bem maior.

Diante da situação, um produtor rural colocou fogueiras para aquecer o gado e viralizou nas redes. Nas imagens, os animais aparecem se protegendo do frio em volta de brasas de fogueira improvisadas pelo produtor rural que as colocou. 

O diretor-presidente Iagro, Daniel Ingold, explicou em entrevista ao g1 que o gado é mais adaptável ao clima quente e a queda brusca de temperatura deixa os animais mais expostos.  

“O que aconteceu agora é uma inversão. Os animais que estão com o corpo quente estiveram expostos a uma temperatura muito difícil dos animais resistirem", Ingold.

Reprodução / Redes Sociais

“A hipotermia no gado segue a mesma explicação da hipotermia nos humanos. Os animais ficam expostos a baixas temperaturas e acabam morrendo", complementa o especialista.

Em Mato Grosso do Sul, a maior concentração de gado morto é na região do Pantanal, conforme mapeamento da Iagro. Dos mais de mil animais mortos, mais de 600 morreram na área do bioma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp