BNews Agro

Bahia Farm Show: Acordo mira fortalecimento do agronegócio na região Oeste

Divulgação
Bahia Farm Show: Acordo visa fortalecimento do agronegócio na região Oeste  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/06/2022, às 14h00 - Atualizado às 14h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um acordo assinado pela Bahia Mineração (Bamin), pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), e pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) visa promover o fortalecimento do agronegócio na região Oeste. A parceria foi formalizada na última quinta-feira (2), durante a Bahia Farm Show, realizada no município de Luís Eduardo Magalhães. O objetivo dos envolvidos é a realização de ações para melhorias do escoamento da produção agrícola regional.

Leia mais:
Bahia Farm Show deve atingir novo recorde de público, prevê presidente da Aiba

Bahia Farm Show apresenta novo pavilhão coberto com foco em tecnologias de menor porte

Responsável pela construção e operação do trecho 1 da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), a mineradora Bamin faz extração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro. Quando concluído, o novo corredor logístico será estratégico no transporte de mercadorias. O acordo foi assinado por Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, Moisés Schmidt, vice-presidente da Aiba, Luís Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa, e Humberto Miranda, presidente da FAEB.

“É uma oportunidade de apresentarmos os projetos de crescimento da Bamin e, ao mesmo tempo, aprender com o agro: o que pode ser incorporado como carga, tanto para a ferrovia quanto para o porto. Muita coisa pode mudar, trazendo prosperidade e crescimento para o oeste da Bahia”, afirma Ledsham.

Já Moisés Schmidt avaliou que o momento é importante para o agronegócio devido aos números de produção da região. “Passando de seis milhões de toneladas, e com um consumo hoje de um milhão e meio de toneladas em fertilizantes. Então, esse é o cenário, e nós estamos estreitando esse relacionamento com a Bamin, desses investimentos futuros que acontecerão”, informou.

Fiol

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) vai escoar minério de ferro produzido na região de Caetité e a produção de grãos e minério do Oeste da Bahia pelo Porto Sul, em Ilhéus. Vinte municípios estão localizados ao longo do traçado da Fiol. A previsão é que a Bamin distribua mais de 30 pátios de carga por toda a rota, transformando o trajeto em um corredor de escoamento da produção.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp