BNews Agro
por Antonio Dilson Neto e Lucas Pacheco
Publicado em 12/06/2026, às 14h52 - Atualizado às 15h14
A força do agronegócio no Oeste da Bahia e as barreiras que ainda travam o pleno desenvolvimento da região foram os temas centrais da entrevista do prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil), ao BNews durante a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
O gestor celebrou o crescimento de 35% do evento nesta edição, mas não poupou críticas aos gargalos de infraestrutura logística e energética que afetam os municípios locais.
📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!
Teixeira ressaltou que a feira se consolidou como um polo de inovação essencial para o Brasil, reunindo o que há de melhor em tecnologia para o produtor rural. No entanto, o prefeito alertou que o escoamento dessa riqueza esbarra na falta de investimentos públicos, endossando as críticas da oposição sobre a promessa não cumprida de duplicação da BR-242.
A duplicação da 242 é necessária. Estou indo e voltando de Barreiras todos os dias e a pista fica congestionada de carretas e caminhões que estão escoando a produção. O governo do estado e o governo federal têm que se empenhar ao máximo para atender esse pedido. Não é só um apelo do agro, é o pedido de todas as pessoas que trabalham em Luís Eduardo e moram em Barreiras, ou vice-versa, e utilizam essa pista diariamente", cobrou o prefeito.
Questionado sobre a presença de lideranças da oposição no evento, como ACM Neto e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, Barbosa destacou a boa receptividade do público e elogiou as soluções de mercado apresentadas pelos gestores da capital para o setor produtivo do Oeste.
"O agro está fazendo uma boa recepção a ACM Neto e Bruno Reis. Eles vêm com propostas que fortalecem o setor. O prefeito Bruno Reis apresentou uma proposta para que os produtores de algodão possam escoar toda a sua produção pelo Porto de Salvador. Foi um evento que trouxe justificativa, inovação e um custo bem menor. São boas propostas que chegaram até nós", avaliou.
Outro ponto abordado pelo prefeito foi a reclamação dos produtores rurais sobre a falta de suporte na rede de energia elétrica, fator que impede a expansão de áreas irrigadas e a instalação de novas indústrias no Oeste.
Embora a Neoenergia Coelba tenha anunciado um pacote de novos investimentos para a região durante a feira, Barbosa demonstrou ceticismo e ecoou a insatisfação do empresariado local.
A falta de energia elétrica está impedindo o crescimento ainda mais do agro em nossa região. É muito bom ver os novos investimentos anunciados pela Coelba acontecendo, porém, os produtores já sinalizaram que essa proposta atual ainda é muito aquém do esperado e do verdadeiro potencial do Oeste da Bahia", concluiu o gestor.
Classificação Indicativa: Livre
cinema em casa
Top dos Tops
som poderoso
Bom e Barato
Qualidade JBL