BNews Agro

Bahia Farm Show: Presidente da Abapa estima redução de 10% na próxima safra de algodão

Diego Vieira / BNews
Presidente da Abapa fez previsão de redução da safra de algodão durante maior feira agro do Norte e Nordeste  |   Bnews - Divulgação Diego Vieira / BNews

Publicado em 03/06/2022, às 12h45 - Atualizado às 12h48   Diego Vieira*


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luís Carlos Bergamaschi, afirmou nessa sexta-feira (3) que a próxima safra de algodão terá uma redução de cerca de 10% em relação à safra passada. Em entrevista ao BNews, durante a 16 edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, Bergamaschi explicou que a diminuição do volume de chuvas entre os meses de março e abril impactaram na produtividade da fibra.

“Nós teremos uma safra menor que a do ano passado. Ocorreram, pontualmente, uma diminuição no volume de chuvas, principalmente entre março e abril, então deveremos ter uma redução na produtividade, em torno de 10%. Mesmo assim, a produção total será maior que a do ano passado porque a área aumentou. No ano passado foram 266 mil hectares e neste ano são 307. Em 2021, foram 315 arrobas e para este ano a estimativa é de 380 arrobas”, detalhou o presidente da Abapa.

O Sudoeste do estado responde por 5,94 mil hectares, do total de 307,65 mil ocupados por este cultivo na Bahia. No passado, o Sudoeste foi o grande polo produtor de algodão na Bahia, mas o posto foi perdido para o Oeste, onde se concentra o bioma do cerrado no estado. Na primeira, prevalece o cultivo pelos pequenos produtores, enquanto a segunda é marcada pela agricultura de porte empresarial. A soma da produção dos dois polos faz do estado o segundo maior produtor de algodão no Brasil.

Ainda segundo o presidente da Abapa, a receita da próxima safra do cultivo deve ser menor do que a atual. “A safra do ano que vem está nesse processo. Aumento de preços, o fertilizante puxando esses custos e o produtor já está se organizando para viabilizar essa safra. Acreditamos que terá ligeiramente uma área inferior em relação a atual safra com custo menor e provavelmente uma receita menor, ou seja, a margem da safra seguinte deve ser menor”, afirma.

Leia Mais:

Bahia Farm Show: Empresas apostam em inovação e oferecem máquinas com alta performance

Terceiro dia de programação da 16ª edição da Bahia Farm Show traz sustentabilidade como tema

Bahia Farm Show apresenta novo pavilhão coberto com foco em tecnologias de menor porte

Luís Carlos Bergamaschi avaliou ainda a retomada da Bahia Farm Show 2022, maior evento de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste, que ficou suspenso por dois anos consecutivos em razão da pandemia.

“Você percebe a alegria dos produtores de toda a feira, a animação por conta desse encontro presencial, essa troca de informações. É uma feira de tecnologia, mas muita informação e inovação e esse convívio e contato prospecta muitos negócios é isso traz inovação para o campo que nos garante sempre a produtividade e a manter os índices que temos”, afirma.

*O repórter Diego Vieira viajou para Luís Eduardo Magalhães para cobertura da Bahia Farm Show

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp