BNews Agro

Bahia fortalece bovinocultura de leite com entrega de novos resfriadores

Gedenon de Sousa/CAR
Município de Madalha, localizado no território de identidade Velho Chico, recebeu resfriadores que auxiliam na bovinocultura de leite  |   Bnews - Divulgação Gedenon de Sousa/CAR
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 14h58


FacebookTwitterWhatsApp

Cada vez mais, a agricultura familiar baiana vem se expandindo através de ferramentas tecnológicas que possibilitam a ampliação da produção. No último final de semana, cerca de 200 famílias de produtores de quatro comunidades rurais do município de Malhada, localizado no território de identidade Velho Chico, foram beneficiadas com a entrega de quatro tanques resfriadores de leite. Os equipamentos auxiliam na bovinocultura, atividade pecuária destinada à criação de gado, sendo dividida em leite e corte.

Os resfriadores foram entregues por meio de uma ação realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A medida irá fortalecer o sistema produtivo do leite no município de Malhada.

Produtores

Agostinho Neto, um dos produtores que receberam os resfriadores, ressaltou que o equipamento vai beneficiar mais de 40 famílias da comunidade. “Vai melhorar a vida dos produtores, que poderão manter o leite e vender por um preço melhor para quem quiser. A gente está muito feliz com esse tanque. Foi um benefício muito importante”, afirmou.

A ação, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Malhada, no território Velho Chico, beneficia agricultores e agricultoras familiares de associações comunitárias das comunidades de Canto do Riacho, Boa Sentença, Reunidas e Catinga Seca, Ilha de Malhada e Canabrava.

Benefícios

Com os resfriadores, será possível estruturar os planejamentos produtivos das famílias beneficiadas pela iniciativa, promovendo inclusão produtiva, organização e estruturação das Unidades de Produção Familiar (UPF). A medida também garante aos agricultores e agricultoras melhoria dos processos de diversificação da produção, aumento da produtividade e segurança alimentar e nutricional das famílias.

A ampliação da bovinocultura de leite na região também vai viabilizar o acesso a mercados locais, territoriais, institucionais, aumentando a renda das famílias, com a comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp