BNews Agro

Bahia terá frente parlamentar para desenvolver pesca e aquicultura

Divulgação Bahia Pesca
Frente parlamentar será composta por 24 deputados  |   Bnews - Divulgação Divulgação Bahia Pesca

Publicado em 28/12/2021, às 07h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deverá instalar uma Frente Parlamentar dedicada ao fomento da pesca e aquicultura no estado. O requerimento foi apresentado ao presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), a partir da iniciativa do deputado Josafá Marinho (Patriotas) e é subscrito por 24 parlamentares. Segundo o documento, o objetivo é discutir, acompanhar, analisar, apoiar, encaminhar ações e mobilizações, promover debates, simpósios, audiências, seminários e outras atividades relacionadas à pesca e aquicultura na Bahia.

No documento, os parlamentares afirmam que o desenvolvimento da pesca e aquicultura é incontestável, sendo necessária a qualificação, profissionalização, modernização e autonomia do setor. “É uma realidade que as pescarias têm sido mal manejadas, sendo necessário informações, estudos e troca de conhecimento com a sociedade para que se definam as políticas mais adequadas para manejar esse setor”, pontuaram os integrantes da Frente.

Leia também:

Agropecuária corresponde a quase metade das exportações da Bahia

Bolsonaro sanciona lei que facilita construção de ferrovias privadas

Eles defendem a garantia da segurança alimentar, os empregos e a atividade pesqueira como prioridades das autoridades públicas baianas, a fim de que seja possível reestruturar o sistema de gestão da pesca e aquicultura na Bahia. A Frente Parlamentar, consideram seus membros fundadores, “se apresenta como um forte instrumento na organização do debate público junto à sociedade, notadamente por ser uma ferramenta que consegue mobilizar políticos integrantes de diversos partidos em uma grandiosa troca de ideias em prol do desenvolvimento e do fortalecimento dos direitos humanos”.

A Frente Parlamentar se apresenta, ainda, como meio de maximização dos estudos, possibilitando a reunião de esforços para o aprimoramento da legislação e a apresentação de soluções que levem a um modo de produção mais avançado, responsável e sustentável. Os parlamentares destacaram também que os incidentes recentes envolvendo derramamento de óleo na Baía de Todos-os-Santos “demonstraram a forte necessidade de atenção para o setor”.

Eles consideram “de grande valia as discussões em torno da qualidade da proteína, custos produtivos e importância do pescado na nutrição infantil”, e a pesca e aquicultura como atividades de “extrema importância” para desenvolvimento econômico da Bahia, “sustentando inúmeras famílias e envolvendo associações, colônias, sindicatos, cooperativas e entidades que necessitam de recursos diversos”.

O requerimento encaminhado ao presidente do Legislativo baiano incluiu o estatuto da Frente Parlamentar e a ata de fundação da FPDPA, a ser composta pelos deputados signatários Josafá Marinho (Patriotas); José de Arimatéia (Republicanos); Ivana Bastos (PSD); Paulo Câmara (PSDB); Júnior Muniz (PP); Capitão Alden (PSL); Bobô (PC do B); Niltinho (PP); Diego Coronel (PSD); Jurailton Santos (Republicanos); Ângelo  Almeida (PSB); Eduardo Salles (PP); Euclides Fernandes (PDT); Marcelinho Veiga (PSB); Olívia Santana (PC do B); Carlos Geilson (PSDB); Alex Lima (PSB); Tum (PSC); Roberto Carlos (PDT); Samuel Jr.(PDT); Jurandy Oliveira (PP); Eduardo Alencar (PSD); Marquinho Viana (PSB) e Talita Oliveira (PSL).

> Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp