BNews Agro

BNews COP30: Parceria para plantio de tâmaras no semiárido baiano deve ser firmada com Emirados Árabes

Divulgação / Freepik
Bahia e Emirados Árabes se reuniram para discutir termos para produção inédita de tâmaras no semiárido  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 14/08/2025, às 11h39 - Atualizado às 11h49



A Bahia e os Emirados Árabes se reuniram na última segunda-feira (11) para discutir termos para a produção inédita de tâmaras no semiárido baiano. De acordo com informações do Canal Rural, o encontro foi promovido pela Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) juntamente com a Fundação Zayed e a Al Foah Company, dos Emirados Árabes Unidos.

A parceria deve ser firmada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que vai acontecer no Belém, no Pará, em novembro, e vai resultar em um aporte de US$ 4 milhões em cinco anos, com o plantio inicial de 10 mil mudas da planta. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“A expectativa é que a Bahia se torne um novo polo produtor de tâmaras, aproveitando as características do semiárido. Estamos unindo esforços com parceiros internacionais e instituições de pesquisa para implantar uma cadeia produtiva sólida, geradora de emprego, renda e desenvolvimento regional”, disse o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, na reportagem.

Vale ressaltar que os Emirados Árabes já enviaram para a Bahia, em julho, 100 mudas de plantas de tamareiras de 12 variedades da espécie. Elas ficaram em quarentena no Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), da Embrapa, em Brasília, para passar por inspeção fitossanitária e depois vieram para a Bahia. 

“A introdução da tamareira na Bahia conta com toda a atenção da Adab, garantindo a segurança fitossanitária e a distribuição em regiões aptas ao cultivo. Estudos indicam que a tamareira se adapta bem a climas quentes e secos, com irrigação controlada e manejo adequado, uma alternativa viável para diversificação produtiva e fonte de renda, principalmente, na região semiárida do estado”, explicou o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes, segundo o Canal Rural. 

A tamareira leva de quatro a seis anos para dar frutos, podendo chegar a gerar 30 metros de altura e 70 kg de frutos por ano. As importações de tâmaras brasileiras tiveram aumento expressivo de 450% nos últimos dez anos, passando de 4,3 mil toneladas ao ano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)