BNews Agro

Calor faz aumentar preço de alimentos essenciais do brasileiro; entenda

Imagem Calor faz aumentar preço de alimentos essenciais do brasileiro; entenda
Calor, potencializado pelo fenômeno climático El Niño, tem influenciado no aumento dos preços de alimentos básicos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/03/2024, às 08h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aumento dos preços dos alimentos tem chamado a atenção pelo menos desde o final do ano passado, causando impacto nos valores da cesta básica.

Desde outubro, os preços dos alimentos têm disparado acima da inflação. São exemplos disso alimentos como arroz, batata, cenoura e feijão, cujos aumentos foram maiores que 10% ou até mesmo 50%.

Especialistas têm apontado que essa subida se deve muito em parte ao clima: o fenômeno climático El Niño, que consiste no aumento de ondas de calor e em um volume de chuvas muito acima do normal. Devido às mudanças climáticas cada vez mais intensas e aceleradas, segundo dizem, a produção de alimentos deve ser cada vez mais prejudicada.

Segundo estudo publicado no começo deste ano na National Library of Medicine, a "mudança climática é a razão por trás da maioria dos problemas econômicos contemporâneos". Conforme o documento, a subida dos preços está ligada ao aumento da temperatura e às dificuldades na agricultura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp