BNews Agro

China pretende exigir elevação no padrão de qualidade da soja produzida no Brasil

Reprodução
Caso a proposta comercial seja firmada, os processos de toda a cadeia da soja serão fortemente impactados  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/05/2022, às 18h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A soja brasileira já é considerada por especialistas como a que mais possui atributos positivos entre as outras produzidas no mundo. Mesmo assim, a China, maior compradora da commodity no planeta, está demandando elevação no padrão de qualidade de toda a oleaginosa que ela adquire.

Segundo reportagem do Canal Rural, um documento formulado pela Administração Estatal de Regulamentação do Mercado e a Administração de Padronização da República Popular da China e protocolado na Organização Mundial do Comércio (OMC), estabelece que a soja importada pelo país asiático tenha maiores teores de óleo e de proteína e menor de umidade. Caso a proposta comercial seja firmada, os processos de toda a cadeia da soja serão fortemente impactados e o produtor terá de se desdobrar para atendê-los.

Leia também:Pesquisadores apontam solução para diminuir emissão de metano dos bovinos

Os requisitos da China tendem a substituir o padrão vigente (GB 1352/2009), que versa a respeito da integridade física dos grãos. A nova proposta ainda está em discussão capitaneada, no Brasil, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com participação técnica da Embrapa e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

De acordo com o site, a proposta da China é que os grãos sejam enquadrados em cinco tipos, de acordo com o percentual de perfeição. O documento também estabelece a categoria “fora de tipo”, onde encaixam-se espécimes inferiores à quinta categoria.

Os requerimentos chineses abrangem, também, a qualidade. Ou seja, a exigência é que a soja seja enquadrada em três grupos de teor de óleo e de proteína. Quanto ao primeiro atributo, variam entre 22% a 20%. A respeito da proteína, diferem de 44% ou mais a 40% ou mais. Veja mais detalhes nas tabelas abaixo.

O problema é que, a depender de testes feitos no estudo “Análise de aspectos econômicos sobre a qualidade de grãos de soja no Brasil”, de 2018, da Embrapa, atingir tais índices será um grande desafio. Nas safras brasileiras analisadas na pesquisa (2014/15 a 2016/17), o teor médio de proteína foi de 36,69%. A pesquisa foi feita em dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, que, juntos, são responsáveis por cerca de 93% da produção nacional.

O estudo também fez levantamento sobre os grãos avariados, notando que grande parcela da soja colhida nas temporadas estudadas excedeu a tolerância de 8% de exemplares defeituosos permitida por lei. Algumas regiões apresentaram amostras de até 30% com avarias, que representam a soma dos mofados, ardidos, queimados, fermentados, imaturos, chochos, germinados e danificados por percevejo.

Superioridade brasileira
Ainda que atingir os patamares requisitados pela China pareça longínquo, o Brasil leva clara vantagem em relação ao seu principal concorrente, os Estados Unidos. Enquanto o teor médio de proteína da soja nacional nas três safras analisadas beirou os 37%, o da soja norte-americana foi de 34,7%, entre 2006 e 2015, caindo para 34,1% na temporada 2017, segundo a United States Soybean Export Council.

Desta forma, o estudo chegou à conclusão que cada tonelada brasileira de soja exportada tem 2% a mais de proteína se comparada ao grão norte-americano. Por aqui, nas 903 amostras analisadas, a porcentagem média da substância variou de 32,03% a 41,35%. O estado que apresentou a maior média no teor foi a Bahia, com 38,16%, e o Paraná foi o com a menor taxa média: 36,74%.

A reportagem do Canal Rural ressalta ainda que outro ponto central das demandas chinesas é quanto ao teor de óleo. O presidente da Comissão da CNA salienta que o Brasil tem plena capacidade de atender ao requerimento, inclusive se enquadrando no grupo 1. “Não há problemas nesse ponto porque já temos este padrão. Na safra 2017/18 de Mato Grosso, por exemplo, o grão teve 22,6% de óleo em média”, detalha.

Assim, para Arioli, o desafio maior reside no índice de proteína. “Ninguém no mundo tem os níveis que estão sendo requeridos”, afirma. “Já estive na China algumas vezes em reuniões no ministério da agricultura chinês com outros países produtores de soja, como Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Canadá, e os chineses sempre reclamaram da qualidade da soja. Mas essas queixas eram mais voltadas às questões de impurezas que, geralmente, eram provenientes do próprio navio e não da produção da soja em si. Apesar disso, também diziam que o teor de proteína do grão estava cada vez mais baixo. A tendência, ao que parece, é que quando aumenta-se a produtividade da variedade, a proteína é diminuída”, considera.

A respeito deste assunto, fontes do setor ouvidas pela reportagem endossam a opinião de Arioli de que nos últimos 40 anos, empresas de melhoramento genético têm priorizado a produtividade, característica que tem uma relação inversa com o teor de proteínas. Por isso, quanto mais soja se produz por hectare, menor o teor de proteínas que estará presente no grão. Conciliar essas duas importantes características é um desafio em nível mundial para os pesquisadores que desenvolvem variedades de soja.

Desta forma, é importante que se diga, também, que além da questão genética, os fatores ambientais merecem atenção, como a disponibilidade de nitrogênio. Esse elemento, acumulado durante o ciclo da soja, é utilizado no período de enchimento de grãos. Entre as fontes de nitrogênio que a planta utiliza, a principal é o da fixação biológica, que é dependente de água. Portanto, as condições climáticas durante o cultivo da soja interferem na concentração de proteína nos grãos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp