BNews Agro

Chuvas causam danos ao setor cacaueiro no sul da Bahia

Divulgação/AL-BA
Sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Ilhéus, está isolada  |   Bnews - Divulgação Divulgação/AL-BA

Publicado em 28/12/2021, às 13h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia no fim de semana já causam prejuízos ao agronegócio da região. Em Ilhéus, conhecida pela produção de cacau, a sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura (Mapa), está isolada.

De acordo com nota divulgada pelo Mapa, "não houve danos à estrutura e os servidores se revezarão no local para auxiliar no que for preciso".

Entre a noite de sábado (25) e a madrugada do domingo (26), a sede da Ceplac serviu de abrigo para 34 pessoas e veículos que transitavam na BR-415, alagada pelas fortes chuvas. Ainda conforme o Mapa, servidores da Ceplac que estavam no local prestaram a assistência necessária aos que passavam pela região.

Situação parecida vive Itajuípe, onde a atividade cacaueira também é forte. A zona rural da cidade foi fortemente afetada pelo temporal. Em entrevista à CNN Brasil, o prefeito Marcone Amaral (PSD) destacou que o prejuízo dos produtores rurais é “incalculável”.

Itajuípe conta com mais de 800 famílias desabrigadas e uma crise no abastecimento de água potável.

Já em Gandu, estima-se uma perda de mais de 6 mil sacas de 50 Kg de cacau que estavam estocadas, somando um prejuízo financeiro aproximado de R$ 5 milhões. As informações são do site Agrotempo.

A Bahia é o segundo maior produtor de cacau no país, somente atrás do Pará.  Entre os meses de janeiro a novembro deste ano, foram produzidas 129.740 toneladas de cacau no estado, o que representa 71,3% do total feito pelo Brasil. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags