BNews Agro

Cidades do Sudoeste da Bahia se destacam na produção de café

Divulgação | Freepik
Investimentos do Estado na produção de café têm feito a Bahia expandir nesse setor, principalmente no quesito qualidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Freepik

Publicado em 14/04/2024, às 06h30   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Hoje é o Dia Mundial do Café.  O produto, apreciado pelos brasileiros, faz sucesso na Bahia, tendo produção própria, principalmente no Sudoeste do Estado, que tem se destacado como um dos maiores produtores do país.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), os investimentos que vêm sendo feitos na região têm impactado positiva e diretamente a produção de cafeicultores.

De acordo com a CAR, um exemplo desse avanço é a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), que se tornou uma referência na produção de café de qualidade. Ao todo, são 350 cooperados que produzem e comercializam seis marcas distintas de café, que são segmentadas para diversos mercados.

A cafeicultura tem dado tão certo na região, que apenas com a Cooperbac são gerados emprego e renda para mais de nove mil pessoas, direta e indiretamente, tornando-se a principal fonte econômica do município. A presidente da Cooperativa destaca a produção de oito linhas de café, além de feijão, farinha e aipim a vácuo.

“Para que tudo isso acontecesse foi necessário que a CAR investisse na base produtiva. Temos seis associações vinculadas e esse apoio foi muito importante. Para a gente ter esses produtos de qualidade é preciso que tenha uma produção de qualidade e a gente vê isso acontecer, de fato, com as associações e cooperativas da agricultura familiar apoiadas pelo Governo da Bahia. Sem esses investimentos, a Cooperbac não seria o que é hoje”, reconheceu a presidente.

Vale destacar que a CAR também segue estimulando a produção de café de forma mais qualificada em municípios do Médio Sudoeste, Chapada Diamantina, Extremo Sul e Costa do Descobrimento. A meta é que o produto dessa região chegue a um alto padrão, com potencial para disputar com qualquer café do mundo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp