BNews Agro

Colheita de soja do Brasil avança com lentidão em meio a chuvas

Arquivo/Agência Brasil
Os produtores de soja do Brasil colheram 2,29% da área cultivada em 2022/23, ante 0,85% na semana anterior  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 21/01/2023, às 12h13   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O avanço na colheita de soja está abaixo do esperado. Os produtores de soja do Brasil colheram 2,29% da área cultivada em 2022/23, ante 0,85% na semana anterior. As chuvas no maior Estado produtor da oleaginosa, Mato Grosso, têm prejudicado a dinâmica do grão. Os trabalhos estão atrasados em relação aos 4,4% registrados no mesmo período do ano passado e também abaixo dos 3,4% da média histórica para esta época, mostraram os dados da Pátria AgroNegócios.

A Pátria ressaltou, no entanto, que ainda é prematuro cravar que há problemas logísticos por um início lento de colheita, uma vez que a capacidade de mecanização e a tecnologia brasileira para a retirada dos grãos nos campos estão em seu maior nível da história. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que a colheita de soja no Estado atingiu 5,90% da área projetada para 2022/23 até esta sexta-feira, ante a média histórica para o período de 9,11%.

Um ano antes, 13,3% da área havia sido colhida, de acordo com o instituto ligado a produtores. O crescimento semanal da colheita foi de 3,52 pontos percentuais, com os trabalhos mais acelerados na região norte do Estado, que colheu 9,77% das áreas. Por outro lado, o nordeste mato-grossense colheu somente 0,60%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp