BNews Agro

Com tecnologia brasileira, empresa transforma pulverizadores tradicionais em máquinas inteligentes e expande presença no exterior

Divulgação
Solução brasileira de Inteligência Artificial reduz em até 95% uso de defensivos nas lavouras  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 20/12/2023, às 12h36 - Atualizado às 12h37


FacebookTwitterWhatsApp

Após registrar crescimento de 300% no faturamento no ano passado, a gaúcha SaveFarm, da Eirene Solutions, prevê dobrar a receita em 2023 e alcançar nos próximos meses a marca de 200 sistemas de pulverização seletiva em operação em todo o Brasil. Com uma solução para agricultura de precisão que utiliza a Inteligência Artificial para pulverização de lavouras, reduzindo em até 95% o uso de defensivos, a empresa agora mira o mercado externo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“Iniciamos nosso processo de internacionalização no ano passado e já temos parcerias comerciais na Argentina, Uruguai e Paraguai, com possibilidade de expansão para outros países da América Latina. Além dos nossos vizinhos, planejamos iniciar a exportação para a Europa em breve, com negociações já em andamento com produtores rurais da Itália e da Holanda”, explica Eduardo Marckmann, CEO da SaveFarm.

Para atingir novos mercados a empresa vem participando dos principais eventos mundiais do agronegócio, como a EIMA International (Itália), a NAMPO (África do Sul), a Agroactiva (Argentina) e, mais recentemente, a Agritechnica (Alemanha), considerada a maior feira de máquinas agrícolas do mundo. “Temos investido muito nesses eventos que são grandes vitrines do agronegócio mundial e ficamos muito felizes de expor nossa solução ao lado de gigantes do setor de máquinas e equipamentos. Os resultados são promissores e esperamos fechar novas parcerias, principalmente na Europa, que é um mercado bastante exigente e com uma demanda crescente por soluções para agricultura de precisão”, destaca Eduardo Marckmann.

A solução desenvolvida pela SaveFarm transforma os pulverizadores tradicionais em equipamentos inteligentes e é compatível com todos os modelos disponíveis no mercado, tanto novos quanto usados. O sistema é formado por sensores com câmeras de alta resolução, que são instalados nas barras dos pulverizadores e é comercializado em metros, de acordo com a extensão das barras de cada equipamento. Para o ano que vem, a empresa projeta chegar a 10 mil sensores produzidos.

Dos milímetros aos milhões

O sistema  da empresa utiliza a Inteligência Artificial previamente treinada, para fazer uma leitura de superfície do solo, identificando as ervas daninhas em meio à plantação e indicando os locais onde a aplicação de defensivos agrícolas é necessária.  O operador da máquina consegue acompanhar todo o processo, receber diagnósticos e parametrizar a operação através de uma interface gráfica e touchscreen instalada na cabine do pulverizador.

“Atualmente estamos presentes em todas as regiões agrícolas do Brasil e somos líder de mercado no segmento. Com uma tecnologia totalmente nacional e voltada para as demandas dos produtores brasileiros, nossos sensores apresentam uma precisão milimétrica, fazendo o controle de plantas e ervas daninhas mesmo em meio à cultura já crescida. É um trabalho em milímetros, que resulta em uma economia de milhões para os produtores, já que reduz significativamente a utilização de insumos nas lavouras”, ressalta Eduardo Marckmann.

Além dos benefícios econômicos, a solução contribui para a preservação ambiental, gerando menos resíduos de embalagens e, consequentemente, reduzindo a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Por apresentar uma alta taxa de precisão na aplicação de defensivos, há ainda uma redução no consumo de combustível, uma vez que não é preciso retornar à base várias vezes para abastecimento. A tecnologia de pulverização seletiva desenvolvida pela marca pode ser usada nas mais variadas culturas, como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, eucalipto, entre outras.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp