BNews Agro

Conab: Perto de superar 271 mihões de toneladas, país caminha para safra recorde de grãos

Arquivo / Agência Brasil
Conab prevê que safra brasileira de grãos 2021/22 avança para um novo recorde, com uma produção estimada em 271,3 milhões de toneladas  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil

Publicado em 08/06/2022, às 13h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A safra brasileira de grãos 2021/22 avança para um novo recorde, com uma produção estimada em 271,3 milhões de toneladas. O volume representa um incremento de 6,2% sobre a temporada anterior, o que significa cerca de 15,8 milhões de toneladas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A estimativa inicial da Companhia era de uma safra ainda maior quando, no primeiro levantamento, era esperada uma produção de 288,6 milhões de toneladas. Mesmo com a redução na expectativa em 6,4%, os agricultores brasileiros serão responsáveis pela maior safra da série histórica”, afirma o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro, em nota institucional.

Na atual temporada, a Conab destaca a recuperação de 32,3% na produção de milho. Com uma produção estável na 1ª safra do cereal, próximo a 24,8 milhões de toneladas, a 2ª safra do grão tende a registrar uma elevação de aproximadamente 45% se comparada com o ciclo anterior, passando de 60,7 milhões de toneladas para 88 milhões de toneladas.

A exemplo do milho, o clima frio não trouxe impacto considerável na produção total do algodão. Só para a pluma, é esperada uma colheita de 2,81 milhões de toneladas, aumento de 19,3% quando comparado com o ciclo 2020/21.

Já para o feijão, ainda segundo a Companhia, as baixas temperaturas impactaram as produtividades das lavouras de 2ª safra da leguminosa. Destaque para a influência na variedade cores e preto, com redução na produtividade de 31,8% e 19,7% respectivamente.

Leia Mais:

Segunda quinzena de junho deve trazer maiores altas no mercado de boi gordo

Rússia propõe corredores marítimos para escoar grãos da Ucrânia, mas Kiev teme ataque

Cidade baiana vai ganhar unidade beneficiadora de leite

Soja e arroz estão com a colheita praticamente finalizada, acrescenta a Conab. Para a oleaginosa, a estimativa é de 124,3 milhões de toneladas produzidas, redução de 10,1% em relação à safra anterior, enquanto que o arroz deve atingir uma produção de 10,6 milhões de toneladas, volume 9,9% inferior ao produzido no ciclo anterior.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp