BNews Agro

Condições climáticas e guerra ameaçam mercados de grãos

Divulgação / Pixabay
Saiba quais mercados de grãos podem ser atingidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 10/08/2023, às 13h35 - Atualizado às 15h13   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Questões climáticas adversas e hostis e preocupações com a limitação das exportações da Ucrânia  ameaçam os estoques de trigo, cevada e milho da Europa. Esse é o levantamento da consultoria francesa Strategie Grains

O clima de incerteza que gira em torno do equilíbrio dos estoques de grãos em 2023/ 2024, no continente europeu, é justificado em função das intensas e incessantes pancadas de chuva que acometem o norte da Europa, atrasando a colheita de trigo na Alemanha e na Escandinávia, além do forte calor que incide sobre o sul europeu, especialmente na Itália e Espanha. Em ambos os casos, as lavouras foram prejudicadas.

Outro ponto de inquietação está nas exportações ucranianas, em meio à guerra na região. Os custos de frete estão subindo. A previsão da consultoria francesa é que os preços dos grãos se elevem com a queda projetada das produções.

Espera-se que a safra de trigo da União Europeia seja de 124,7 milhões de toneladas, aquém das 125,3 milhões de 2022. A produção de cevada também está estimada abaixo do esperado, em 47,2 milhões de toneladas, contra 51,3 milhões no ano passado.

A totalizaçaõ do milho deve ser de 58,7 milhões de toneladas, acima das 52,1 milhões produzidas em 2022/23, mas 2 milhões de toneladas aquém do projetado em julho.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp