BNews Agro

Confira os cinco vegetais campeões em resíduos de agrotóxicos

Divulgação / Freepik
25% dos vegetais têm agrotóxicos, sendo alguns acima do limite permitido  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 18/12/2023, às 11h36 - Atualizado às 11h37   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil têm resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou sem autorização.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os agrotóxicos são nossos inimigos “invisíveis”, pois não são facilmente identificados nas cascas dos vegetais, por exemplo. Devido à sua composição, podem se acumular além das cascas, entrando no interior dos alimentos e nos tecidos dos seres vivos. Percorrem toda a cadeia alimentar, contaminando plantas, grãos e frutos que serão consumidos por animais e por nós, humanos.

Pensando nisso, os especialistas da foodtech Diferente - startup que entrega cesta de alimentos orgânicos fresquinhos na casa dos consumidores - a partir de um estudo da Anvisa, apresentam os vegetais campeões em resíduos de agrotóxicos. Confira a seguir:

Os alimentos campeões em resíduos de agrotóxicos ~soa o pimentão, a goiaba e a cenoura, que lideram esse ranking do terror.

No último relatório da Anvisa, foram analisadas 4.616 amostras de 14 alimentos de origem vegetal: abacaxi, alface, arroz, alho, batata-doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva. Esses 14 alimentos representam 30% da dieta dos brasileiros.

Foram pesquisados até 270 agrotóxicos diferentes e encontrados seus resíduos em 51% das mais de 4,6 mil amostras avaliadas. Em 28% das amostras foram identificados resíduos com concentrações iguais ou inferiores ao permitido, e em 23% dos alimentos foram encontradas substâncias acima do limite permitido ou proibidas para a cultura analisada.

Top cinco dos mais contaminados

Pimentão é o campeão. O maior destaque aqui é para o elevado número de agrotóxicos não autorizados: 263 das 326 amostras analisadas, ou seja, 80% apresentavam resíduos de agrotóxicos não permitidos para a cultura do pimentão. Além disso, foram identificados 69 agrotóxicos dentre os 195 tipos pesquisados, e 79 amostras apresentaram resíduos acima do permitido.

Goiaba é a vice-campeã. Aqui o destaque também é para a quantidade de agrotóxicos não autorizados para a cultura da goiaba. Das 283 amostras analisadas, 115 apresentavam resíduos de agrotóxicos não autorizados, ou seja, 40% da amostra. Também foram detectados 43 agrotóxicos dos 241 pesquisados, e 18 amostras apresentaram resíduos acima do permitido.

Cenoura ocupa o terceiro lugar, mas quase foi o segundo. Como nos demais, tem agrotóxico não permitido sendo utilizado. Das 353 amostras analisadas, 139 apresentavam resíduos de agrotóxicos não autorizados para essa cultura. E foram detectados 30 agrotóxicos dentre os 153 pesquisados.

Tomate. Foram 316 amostras analisadas e encontrados 45 agrotóxicos dentre os 151 pesquisados, sendo que 8 apresentaram resíduos acima do permitido e em 106 foram identificados resíduos de agrotóxico não autorizado para a cultura.

Laranja. Pode-se destacá-la por ser muito consumida pelos brasileiros. Das 382 amostras, 48 apresentavam agrotóxicos não autorizados e 5 amostras tinham resíduos acima do permitido.

Foram pesquisados, no total, até 270 agrotóxicos diferentes. No geral, o agrotóxico mais encontrado foi o imidacloprido, que apareceu em 16% dos casos (713 das amostras analisadas). Ele é um inseticida derivado da nicotina com capacidade de se espalhar por todas as partes das plantas.

“Ok, mas o que isso significa? Que descascar o alimento ou lavá-lo não é suficiente para retirar todos os resíduos. E o pior, ele é fatal para insetos como as abelhas, que são as principais polinizadoras da maioria dos ecossistemas do planeta e promovem a reprodução de diversas espécies de plantas”, afirma Eduardo Petrelli, cofundador da Diferente. Ou seja, consumir alimentos livres de agrotóxicos é uma das formas de preservar a nossa saúde e do nosso planeta.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp