BNews Agro

Cooperativa baiana está entre os fornecedores de produtos orgânicos do Pão de Açúcar

Divulgação
Cooperativa faz parte do programa Caras do Brasil desde 2016 e está localizada no sertão baiano  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/06/2023, às 17h06   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) é uma das fornecedoras do Pão de Açúcar, por meio do programa Caras do Brasil, desde 2016. A empresa tem 283 cooperados e está localizada no sertão baiano. Atualmente, a cooperativa fornece a geleia de umbu orgânica e o kit de geleia da Caatinga.

O programa Caras do Brasil foi criado em 1999 e tem o propósito de e incentivar o desenvolvimento da cadeia de produção alimentar sustentável, com foco em pequenos fornecedores de produtos representativos das diferentes culturas culinárias regionais.

“O diferencial desses produtos está na certificação orgânica e nas embalagens bem apresentáveis que trazem o gosto e o sabor da caatinga. A parceria com o GPA é importante para os nossos resultados financeiros. Hoje, ela representa cerca de 5% do nosso faturamento”, explica Dailson Andrade, gerente de mercados privados da COOPERCUC.

Além disso, a iniciativa evidencia os sabores e saberes brasileiros de produtos típicos de cada região do Brasil. A demanda gerada pelo Pão de Açúcar leva em consideração a capacidade produtiva, assim como sua sazonalidade de produção, marcas e propostas de valor de seus fornecedores.

“O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos e o programa ‘Caras do Brasil’ representa esse propósito de maneira prática com o fomento direto ao pequeno produtor. A presença de parceiros por tanto tempo, como a COOPERUC, é um orgulho para nós”, comenta Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do GPA, grupo controlador da rede.

O GPA tem o compromisso de adotar iniciativas de preservação ao meio ambiente que promovam a sustentabilidade e que levem à diminuição do impacto ambiental em toda a sua cadeia de produção. As ações do GPA, na área de sustentabilidade, estão associadas aos temas de mudanças climáticas, combate ao desmatamento, bem-estar animal, preservação da biodiversidade, condições de trabalho, apoio ao(à) pequeno(a) produto(a), além de programas de desenvolvimento e qualidade de fornecedores(as).

Outras iniciativas relacionadas à sustentabilidade promovidads pelas lojas do Pão de Açúcar são o desconto em frutas, legumes e verduras orgânicos e a substituição do plástico.

Todas as lojas da rede contam com um espaço dedicado para produtos orgânicos e oferecem uma promoção especial de sucos, frutas, verduras e legumes orgânicos, que chegam a ter até 20% de desconto às quartas e quintas-feiras. O intuito é estimular o consumo de uma alimentação cada vez mais saudável através da prática que já acontece há 20 anos.

O GPA também busca pela substituição de embalagens de Marcas Exclusivas para que sejam 100% recicláveis, compostáveis e/ou biodegradáveis até 2030, como é o caso das bandejas dos produtos de hortifrúti das marcas Taeq e Qualitá, que deixaram de ser de isopor e são feitas de papel biodegradável desenvolvido a partir de uma tecnologia que utiliza caixas de celulose e amido, sendo livre de petroquímicos e aditivos tóxicos. Dessa forma, ao ser descartada, a embalagem leva até seis meses para ser totalmente decomposta, diminuindo o descarte de resíduos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp