BNews Agro

Distribuição de recursos do Plano Safra deve acontecer em agosto

Pixabay
Os recursos são para apoiar a produção agropecuária nacional  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 30/07/2022, às 09h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os R$ 340,88 bilhões do Plano Safra 2022/2023 devem ser distribuídos aos produtores no país até a segunda quinzena de agosto, segundo o diretor da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (PR). Os recursos são para apoiar a produção agropecuária nacional.

“Para complementar o Plano Safra 2022/2023 votamos os Projetos de Lei do Congresso Nacional (PLN) 14 e 18, bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os PLNs já foram transformados em Lei e a LDO já foi para a sanção presidencial e, após, segue para o Ministério da Economia, que define e orienta como deve ser feita a distribuição dos recursos aos bancos. Com base na safra anterior, acreditamos que estará tudo implementado até a segunda quinzena de agosto”, afirma Souza.

O valor do Plano Safra 2022/23, anunciado no fim de junho, representa aumento de 36% em relação ao ciclo anterior, que disponibilizou R$ 251 bilhões aos produtores rurais.

Segundo o presidente da FPA, o montante oferecido pelo governo dará ao pequeno e médio produtor condições adequadas para o plantio. Além disso, o parlamentar considera o novo Plano Safra robusto e de qualidade. “Estávamos preocupados com a possibilidade de ter uma taxa de juros alta e volume menor, mas aconteceu ao contrário. Conseguimos cuidar de quem mais necessita”.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirma que os recursos desta safra são fundamentais para apoiar as cooperativas que respondem por 53% da produção agrícola do país. “As projeções da equipe do Ministério da Agricultura nos apontam para uma safra de quase 340 milhões de toneladas. Contribuindo diretamente com esse desempenho, temos atualmente 1,2 mil cooperativas agropecuárias que congregam mais de 1 milhão de cooperados. Além disso, 71% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são de perfil da agricultura familiar”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp