BNews Agro

Drone pode carregar órgãos, vacinas e transportar materiais do agronegócio; saiba mais

Divulgação
Capaz de carregar dez quilos, drone foi 100% desenvolvido no Brasil e consegue viajar até 100 km  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/10/2023, às 19h18 - Atualizado às 19h20   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Drone desenvolvido totalmente no Brasil consegue carregar até dez quilos e viajar por 100 quilômetros. Esse dispositivo está em exposição na Futurecom 2023, a maior feira de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, no estande de manufatura da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O drone é um desenvolvimento da JETWIND e da LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, e um fornecedor chave. “Essa oportunidade de parceria com a JETWIND para a criação de um componente do drone RQ-17 ION surgiu porque recebemos investimentos do mesmo grupo econômico.

A JETWIND é uma empresa de engenharia de aeronaves remotamente pilotadas, nome mais técnico dos drones, enquanto a LabRetail é uma organização de desenvolvimento de hardware, então contribuímos uma com a outra”, explica Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail, que ficou responsável pelo desenvolvimento da placa de controle do sistema.

Ele explica que um dos diferenciais do produto é a capacidade de carga, além de ele conseguir viajar por grandes distâncias. “Para a área da saúde, o RQ-17 é capaz de transportar vacinas e órgãos humanos, como uma córnea, por exemplo. Já no agronegócio, ele é ideal para levar materiais de fazenda, como ferramentas ou insumos veterinários”, explica o especialista.

Tiago Giglio, fundador e CTO da JETWIND, esclarece que o RQ-17 ION atende aplicações de imageamento em geral. “Ele pode atuar no monitoramento de tráfego em rodovias, detecção de focos de incêndio, combate biológico em plantações e logística, por exemplo.” O executivo conta que o drone foi projetado em 2017 e seu desenvolvimento levou aproximadamente três anos.

Já a placa da LabRetail foi concebida e prototipada este ano. Sobre o funcionamento do drone, principalmente no que tange à distância que ele é capaz de atingir, Giglio diz que “na variante de asa fixa, semelhante a um avião, é possível atingir até 100 km com enlace de rádio e distâncias de aproximadamente 300 km com comunicação via satélite.

Durante todo o voo, a posição da aeronave é mostrada em tempo real em um software com mapas, além de parâmetros como altitude, velocidade e até o tráfego de outras aeronaves no espaço aéreo da operação.”

Além de ser um produto desenvolvido 100% no Brasil, o drone tem como diferencial o suporte ao seu ciclo de vida com fornecimento de peças de reposição e treinamento. Segundo Giglio, isso “aumenta significativamente a disponibilidade da aeronave em diversos segmentos de mercado, como segurança, busca e salvamento e aplicações especiais”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp