BNews Agro

Embrapa divulga estudo que garante melhora na qualidade da pastagem com presença de árvores

Reprodução/Freepik
Sistemas silvipastoris são opções sustentáveis para o pecuarista realizar a intensificação da pastagem  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik

Publicado em 02/07/2023, às 14h15   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Embrapa Pecuária Sudeste (SP) realizou uma pesquisa que comprova que o manejo das árvores é estratégico para garantir o equilíbrio em sistemas de integração pecuária-floresta (IPF) ou silvipastoril. A forragem nesse sistema, além de manter a produtividade da pastagem e melhorar a qualidade da madeira, também apresentou teor elevado de proteína bruta, quando comparado a um modelo pecuário tradicional, sem a presença do componente arbóreo, o que significa maior qualidade do alimento aos animais.

Manter a produção de forragem em sistemas integrados com árvores é um desafio para o produtor rural, já que o desenvolvimentos das pastagens depende da incidência de luz. A diminuição da radiação afeta o crescimento dessas plantas, podendo ocasionar menor produtividade na pecuária.

Os sistemas silvipastoris são opções sustentáveis para o pecuarista realizar a intensificação das pastagens. Com as árvores integradas à pecuária, o produtor proporciona bem-estar animal e contribui para a remoção do carbono atmosférico e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Sem contar que o componente arbóreo é uma boa aposta para garantir créditos de carbono no futuro, uma nova alternativa de renda.

Publicado no "The Journal of Agricultural Science", o trabalho concluiu que um pasto sombreado tem características nutritivas superiores e produtividade semelhante às de uma pastagem a pleno sol manejada da mesma maneira.

De acordo com o pesquisador da Embrapa José Ricardo Pezzopane, o manejo das árvores no sistema silvipastoril proporcionou aumento da produção da forragem em comparação aos anos anteriores.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp