BNews Agro

Entenda por que a cenoura e o tomate se tornaram os principais vilões do bolso em 2022

Vagner Souza/BNews
Cenoura e o tomate foram os que mais encareceram no país neste ano  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 28/04/2022, às 11h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cenoura e o tomate se tornaram os principais vilões do bolso do consumidor. Os alimentos foram os que mais encareceram no país neste ano, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA), considerado uma prévia da inflação oficial do país.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta da cenoura chegou a quase 200% no acumulado em 12 meses até abril, enquanto o tomate subiu 117% no mesmo período. A expectativa é de que os preços só fiquem mais baixos nos próximos meses, entre maio e julho.

Leia também:

No caso da cenoura, a inflação é causada pelo reflexo das chuvas intensas que afetaram as principais plantações do país em janeiro. O quilo da raíz passou a ser encontrado por R$ 10 a R$ 14.

Outro motivo para a alta do produto foi o descarte de cenouras após a colheita, já que a umidade no solo deixou o alimento úmido e impróprio ao consumo, além de causar doença nas raízes.

A colheita do tomate também continua menor desde que chuvas intensas no início do ano geraram perdas nas plantações, afetando os produtores do Sudeste e do Nordeste. Com isso, os preços se mantêm em alta.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp