BNews Agro

Exportações do agronegócio brasileiro sobem e batem recorde

Reprodução: Agência Brasil / Wenderson Araújo/ Trilux
A boa notícia vale principalmente às vendas externas de açúcar, algodão e café verde  |   Bnews - Divulgação Reprodução: Agência Brasil / Wenderson Araújo/ Trilux

Publicado em 13/04/2024, às 16h22   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro trimestre deste ano, as exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 37,44 bilhões, o que representa um recorte de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O número revela uma alta de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023. O aumento em valor reflete a expansão na quantidade embarcada, uma vez que o  volume exportado aumentou 14,6%, compensando a queda no índice de preços, que foi de 8,8%. 

A boa notícia vale principalmente às vendas externas de açúcar, algodão e café verde, que foram os principais responsáveis pelo incremento das exportações brasileiras. Assim, compensou a queda nas exportações de milho, soja em grãos e óleo de soja, pontuou o ministério em nota.

Crescimento da exportação do café verde

No Brasil, o aumento da exportação do grão de café verde surgiu principalmente devido à quebra de safra de países como Vietnã e Indonésia, principais produtores da variedade, o que pode ter levado ao crescimento de importação do café brasileiro em até 19%.

O grão de café verde, também conhecido como café cru, é o produto antes de ser torrado ou moído. Esse grão é muito duro, levemente verde, com um sabor amargo e desagradável.

Grão do café verde
Reprodução TV Brasil

É através do processo de torrefação que ocorrem as transformações químicas que dão origem aos compostos responsáveis pelo sabor e aroma sedutores do café, assim como a mudança de cor e o aumento de volume dos grãos.

Para exportação, o café verde pode ser mais vantajoso, pois tem uma vida útil maior. 

Deste modo, o mercado desse tipo de produto tem ganhado espaço, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil já foram embarcados 3,665 milhões de sacas de 60 kg de café verde em janeiro de 2024. O número representa um avanço de 45,4% a mais de exportação que no mesmo período de 2023.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp