BNews Agro

Governo abre crédito extraordinário para Ministério da Agricultura combater a gripe aviária; saiba valor

Wenderson Araujo/Trilux/CNA
Crédito para o combate da gripe aviária será aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa)  |   Bnews - Divulgação Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Publicado em 06/06/2023, às 17h30   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal publicou uma medida provisória no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (6), anunciando a abertura do crédito extraordinário de R$ 200 milhões em favor do Ministério da Agricultura e Pecuária para ações de enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade, a gripe aviária (H5N1).

A publicação é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que, com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país e a confirmação de casos da doença em aves silvestres em pelo menos quatro estados, as ações de controle e contenção serão intensificadas.

De acordo com a pasta, o crédito será aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Entre as ações previstas estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos.

"Para isso, as equipes técnicas poderão contar com reforço para as ações pontuais in loco", destacou o comunicado.

"O Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura," concluiu o ministério.

Nesta semana, o ministério confirmou mais três novos focos da gripe aviária no Brasil. No total, são agora 22 casos da doença no Brasil, todas em aves silvestres.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp