Saúde

Ministério da Agricultura confirma três novos focos de gripe aviária no Brasil; saiba onde

Cláudio Dias Timm
Notificações da gripe aviária não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e também não trazem restrições ao comércio internacional  |   Bnews - Divulgação Cláudio Dias Timm

Publicado em 05/06/2023, às 17h11   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nota informando três novos focos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP, o vírus H5N1). O vírus foi detectado em aves silvestres no último sábado (3). No total, são agora 22 casos da doença no Brasil, todas em aves silvestres.

Segundo o documento, dois novos focos foram identificados em Vila Velha, no Espírito Santo, sendo um da espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando) e um da espécie Chroicocephalus cirrocephalus (Gaivota-de-cabeça-cinza). O terceiro caso confirmado no sábado foi registrado em Niterói (RJ) em uma ave silvestre da espécie Fregata magnificens (Fragata).

As notificações em aves silvestres não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e também não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp