Saúde

Comer rápido aumenta o risco de diabetes, diz estudo

Pixabay
Recomendação é mastigar o alimento pelo menos 30 vezes antes de engolir para evitar diabetes  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 04/06/2023, às 13h50   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Muita gente tem a mania de comer muito rápido, seja por costume ou pela correria diária. Porém, a orientação do Ministério da Saúde é completamente contrária: você deve mastigar cada porção do alimento pelo menos 30 vezes antes de engolir. Seguir essa recomendação pode previnir doenças como diabetes.

Um estudo de 2017, realizado por cardiologistas da Universidade de Hiroshima, no Japão, constatou que "comedores rápidos tinham quase o dobro de chances de desenvolver síndrome metabólica". Essa síndrome é a combinação de diabetes, pressão alta e obesidade. Além das doenças, comer rápido também foi associado a ganho de peso, cintura maior, nível elevado de açúcar no sangue e colesterol alto.

O cérebro precisa de pelo menos 20 minutos para entender que estamos nos alimentando. Fazer isso com rapidez pode trazer o risco de ingerir mais comida que o necessário.

A prática de mastigar devagar também aumenta a resposta dos hormônios reguladores do apetite, o que pode ajudar a manter um peso saudável.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp