BNews Agro

Gripe Aviária: Japão aceita aplicar restrições apenas aos municípios com focos confirmados

Divulgação/Ministério da Agricultura e Pecuária
Recentemente, o Japão decidiu suspender temporariamente a importação de aves de Santa Catarina  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério da Agricultura e Pecuária

Publicado em 28/07/2023, às 18h32   Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetsuro Nomura, em Tóquio, nesta sexta-feira (28), para discutir o protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Recentemente, o Japão decidiu suspender temporariamente a importação de aves de Santa Catarina. Porém, segundo Fávaro, os ministros aceitaram aplicar as restrições à exportação de carne de frango e ovos apenas aos municípios onde forem detectados focos da doença, ao invés de abrager todo o estado.

O Brasil mantém o status de livre da IAAP em granjas comerciais, seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

"Durante esta missão, conduzimos negociações diplomáticas e técnicas, chegando a um acordo para que essa restrição seja aplicada apenas a nível municipal", destacou o ministro Carlos Fávaro.

Mesmo assim, após a detecção de focos em aves de subsistência no Espírito Santo e Santa Catarina, o Japão suspendeu temporariamente as importações dos produtos dessas regiões, de acordo com o protocolo japonês. Segundo o ministro brasileiro, a suspensão vigorará até o cumprimento do protocolo sanitário, momento em que o mercado poderá ser reaberto.

O Brasil é líder nas exportações de frango para o mundo, responsável por 35% do mercado global.

Somente entre janeiro e junho deste ano, o país exportou um total de 2,629 milhões de toneladas, sendo 219,8 mil toneladas destinadas ao Japão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp