BNews Agro

Levantamento mostra que empresas de distribuição de insumos faturaram R$ 112,6 bilhões em 2021

Pixabay
Os dados constam na 7ª Pesquisa Nacional da Distribuição  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 22/08/2022, às 18h02   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento feito pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) mostra que o mercado de distribuição de insumos agropecuários alcançou um faturamento de R$ 112,6 bilhões em 2021. Desse montante, a área de insumos representou R$ 77,5 bilhões, enquanto a comercialização de grãos foi de R$ 35,1 bilhões.

O valor refere-se aos associados Andav, que representam 70% do mercado total da distribuição de insumos agropecuários no Brasil. Os dados constam na 7ª Pesquisa Nacional da Distribuição, uma iniciativa da Andav e organização da Markestrat, que foi apresentada parcialmente na última quinta-feira (18).

“A pesquisa é o principal material de trabalho para desenharmos a estratégia de atendimento de nossos associados e fazer a relação com os respectivos fornecedores e produtores rurais”, disse o presidente executivo da Andav, Paulo Tibúrcio.

Essa edição teve maior índice de participação (91,2%), o que representa mais de 2200 pontos de venda.

Estados e culturas

Segundo o levantamento, na área de insumos, os estados com maior participação foram Mato Grosso (16,8%), Paraná (15,7%) e Minas Gerais (13%). Em termos de cultura, a liderança fica com a soja (51,9%), seguido por milho safrinha (18,4%).

Na área de comercialização de grãos, 35% dos distribuidores atuaram nesse segmento e o destaque ficou por conta os 3,2 bilhões de sacas de soja e 1,1 bilhões de sacas de milho vendidas. Os estados com maior participação foram Mato Grosso (46,7%) e Paraná (16,8%).

De acordo com reportagem do Canal Rural, em se tratando de pontos de venda, o setor espera abrir nos próximos três anos 1038 novas lojas, um crescimento de 32,9% em relação à expectativa da pesquisa de 2021. Os estados que devem receber mais pontos são Paraná (14,2%), Minas Gerais (14,1%) e Rio Grande do Sul (13,8%).

No caso da área de marketing, em 2021, 95 mil produtores participaram de eventos de capacitação promovidos pelos distribuidores e o setor utiliza como ferramentas para atendimento e redes sociais: Whatsapp (88,4%), Instagram (79,1%) e Facebook (52,2%).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp