BNews Agro

Milho perde 40% do potencial produtivo em Mato Gross; saiba motivo

Ilustrativa / Freepik
Produção de milho tem queda devido ao atraso na chegada das chuvas na região  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 30/03/2024, às 16h12


FacebookTwitterWhatsApp

A produção de milho no estado de Mato Grosso perdeu 40% de seu potencial devido ao atraso na chegada das chuvas na região. De acordo com o site Folha Max, a consequência do ocorrido foi a escolha dos produtores em atrasar o plantio.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), Lucas Beber, afirmou que apesar das chuvas atuais, as perdas já ocorreram.

“Haviam lavouras que já perderam mais de 40% do potencial, porque o milho ainda estava em estágio vegetativo e castigou muito a falta de chuva, então mesmo chovendo, agora não recupera mais 100%”, destacou ele.

Com o atraso no plantio, houve redução quantitativa na expectativa do cultivo do milho safrinha, o equivalente a cerca de dois terços da produção nacional. Além da chuva. Lucas destacou outras circunstâncias que podem influenciar na queda da produção em Mato Grosso, que é o maior produtor de soja e milho do Brasil.

“Nós já temos consolidados mais de 20% de quebra, por ser um ano de La Niña, por ter parte do milho semeado fora da janela, por ter uma diminuição no uso de adubos nitrogenados, tudo isso são fatores que contribuem para que haja uma quebra de safra de milho e a chuva já está afetando as lavouras”, revelou Lucas.

O presidente da Aprosoja-MT ainda ressaltou que o problema também tem afetado outros estados e países.

“A Aprosoja Brasil insiste numa safra de 135 milhões de toneladas e por enquanto a gente concorda com ela até que não tenha esse fechamento, porque mesmo os estados que tiveram perdas menores, como o Rio Grande do Sul, também não tiveram uma safra cheia”, destacou ele, mencionando ainda a dificuldade da Argentina.

“A Argentina também está tendo quebra de safra, se esperava uma safra cheia por ter um potencial para 62 milhões de toneladas, não deve fechar 50 milhões e o ano passado fechou em 25 milhões”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp