BNews Agro

Caiu! Agro registra queda no PIB em 2023, diz CNA; Confira a redução

Foto de 🇨🇿 Jakub Brabec na Unsplash
CNA e Cepea divulgam resultados do setor, que registra queda em todos os segmentos  |   Bnews - Divulgação Foto de 🇨🇿 Jakub Brabec na Unsplash

Publicado em 29/03/2024, às 17h17   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro fechou 2023 com uma queda de 2,99% em relação a 2022, segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq da Universidade de São Paulo (USP). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A queda representa uma redução da participação do setor no PIB total do país no período, de 25,2% em 2022 para 23,8% no ano passado, e foi influenciada por um cenário de desvalorização dos preços em todos os segmentos do agronegócio: insumos, produção agropecuária primária, agroindústria (processamento) e agrosserviços. 

Divulgação/CNA e Cepea
Divulgação/CNA e Cepea

Divulgação/CNA e Cepea
Divulgação/CNA e Cepea

Divulgação/CNA e Cepea
Divulgação/CNA e Cepea

A desvalorização dos preços afetou produtos como algodão, café, milho, soja e trigo, além de bovinos, aves e leite. Nas agroindústrias, o movimento de baixa se deu, em maior escala, nos biocombustíveis, produtos de madeira, óleos vegetais e na indústria do café. Já nas indústrias pecuárias, a redução nos preços afetou especialmente laticínios e frigoríficos.

No segmento primário, o PIB registrou uma retração de 1% no ano, com a agricultura se destacando com um crescimento de 5,11%. O resultado positivo foi impulsionado pelo aumento da produção, com safras recordes, e pela queda nos custos de produção, devido à redução dos preços dos insumos. Já a pecuária teve um recuo de 10,61% no PIB de 2023, apesar do aumento na produção e da diminuição dos custos com alimentação dos animais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp