BNews Agro

Ministério da Agricultura fiscaliza produção e comercialização clandestina de sementes e mudas de cacau

Divulgação
O Pará tem uma área plantada de aproximadamente 220 mil hectares de plantação do cacau  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/12/2022, às 19h45   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) tem atuado para combater a produção e comercialização clandestina de sementes e mudas de cacau, no Pará. A região tem uma área plantada de aproximadamente 220 mil hectares do fruto.

A primeira ação ocorreu na região da transamazônica, nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Novo Repartimento, Anapu, Pacajá e Vitória do Xingu. O principal objetivo é prevenir e coibir a entrada e a disseminação de pragas associadas à cultura do cacaueiro.

A equipe de fiscalização verificou unidades produtivas, a procedência das mudas, a presença de pragas e orientou e definiu prazos para regularização de estabelecimentos junto a Superintendência Federal de Agricultura do Pará (SFA-PA). Ao todo, foram fiscalizados 55 viveiristas comerciais, 1.547.754 de mudas e 618.700 plantas matrizes. Foram emitidos quatro termos de interdição e dois autos de infração.

“A realização da força-tarefa foi fundamental visto a importância da cultura do cacau para o estado e a necessidade da introdução de material de propagação clonal com garantias de identidade e qualidade, inclusive fitossanitária. Ações como essa são essenciais para preservar a qualidade e a sanidade dos plantios de cacau na região”, relata o Chefe do Serviço de Fiscalização, Inspeção e Sanidade Vegetal do Pará, Wagner da Conceição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp