BNews Agro

Ministra da Agricultura visita produtores rurais afetados pela estiagem no RS e em SC

Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Nas localidades, a equipe visitou propriedades rurais afetadas pela estiagem  |   Bnews - Divulgação Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Publicado em 14/01/2022, às 13h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, iniciou viagem nesta quarta-feira (12), pelas áreas do centro-sul do país atingidas pela estiagem. Pela manhã, a ministra esteve em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul e no período da tarde, em Chapecó, em Santa Catarina. 

Nas localidades, a equipe visitou propriedades rurais afetadas pela estiagem e se reuniu com lideranças de produtores locais, além de prefeitos e parlamentares representantes dos estados.

“Viemos ver de perto, conversar com os produtores e lideranças dos estados para realizar o levantamento in loco e levar para Brasília as informações necessárias que nos ajudarão a definir ações de curto, médio e longo prazo. É preciso pensarmos também na safra de inverno, saber sua viabilidade e avaliar a possibilidade de outras culturas mais seguras como alternativa”, declarou Tereza Cristina.

Conforme dados da Emater/RS, em decorrência da estiagem no Rio Grande do Sul, os produtores tiveram dificuldade em realizar a semeadura da soja, já que, no fim do ano passado, o plantio alcançou 93% da área.

Santo Ângelo é um dos 209 municípios que decretaram situação de emergência no estado em razão da falta de chuvas. Destes, 52 já tiveram a situação homologada pelo estado e 47 reconhecidos pela União. O número representa 42% das cidades gaúchas.

Em Santa Catarina, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), a região oeste do estado apresentou de 20% a 40% da média histórica de chuvas para o mês de dezembro. E as chuvas dos meses de setembro e outubro não foram suficientes para recuperar os aquíferos, sendo o armazenamento de água no solo insuficiente para manter os mananciais em condições adequadas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp