BNews Agro
Publicado em 01/12/2024, às 12h51 Publicado por Vagner Ferreira
A ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, informou neste sábado (30), durante viagem em fazenda de laticínios, uma série de normas a favor do agronegócio francês. Além disso, apresentou também medidas contra o acordo entre a União Europeia (ME) e o Mercosul, conforme informações do portal Metrópoles.
Genevard, que se pôs contra o acordo de livre comércio entre ambas uniões, afirmou que tal posicionamento resulta em uma concorrência injusta no setor a nível mundial. “Os agricultores estão fartos das proibições, dos procedimentos e dos padrões”, disse. “Houve um acúmulo de obstáculos que acabou diminuindo a competitividade dos produtores”, continuou.
Um dos regulamentos anunciados pela ministra foi sobre a elaboração de um conselho para auxiliar na Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anses), para priorizar a comercialização de produtos específicos, assim, cumprindo com necessidades prioritárias. “Do jeito que as coisas estão, os agricultores não veem mais sentido em sua profissão. É urgente retomar o diálogo”, afirmou.
Outro regulamento feito por ela foi referente a melhorias nos exames de projetos pecuários, reduzindo os prazos estabelecidos e evitando que sejam feitos mais de uma solicitação nas repartições públicas. A ministra pretende realizar reuniões com os sindicatos mensalmente.
O país está desde o dia 18 de novembro protestando contra o acordo entre a UE e o Mercosul, com a justificativa de que há ausência de exigências ambientais e sociais e padrões sanitários.
Os sindicatos de Jovens Agricultores (FNSEA-JA) acredita que o posicionamento de Genevard é um primeiro passo no avanço dessa luta em que estão promovendo.
Classificação Indicativa: Livre
Tela dobrável
iPhone barato
Lançamento
Cinema em casa
Imperdível