Economia & Mercado

Carrefour se retrata após críticas recentes sobre qualidade das carnes brasileiras; entenda

Divulgação / Pixabay
Grupo Carrefour publicou carta, na manhã desta terça-feira (26), com retratação sobre qualidade das carnes brasileiras  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 26/11/2024, às 10h45 - Atualizado às 11h26   Publicado por Vagner Ferreira



O Grupo Carrefour publicou uma carta, na manhã desta terça-feira (26), se retratando sobre a qualidade das carnes dos frigoríficos brasileiros. De acordo com informações do G1, a empresa vem enfrentando uma série de boicotes após o seu CEO, Alexandre Bompard, declarar que as carnes produzidas no Mercosul não atendem aos seus critérios, e que, assim, ele deixaria de realizar as compras nos países pertencentes a esse mercado.

Em nota assinada pela assessoria de imprensa, o Carrefour ressaltou a qualidade das carnes e informou que continuará atuando no Brasil, dando destaques às proteínas animais produzidas pelo país. Ainda, lamentou que o comunicado tenha sido um mal-entendido, visto como uma crítica à agricultura brasileira. 

Um dos motivos que pode ter resultado na tomada de decisão da empresa por evitar a carne brasileira e dos demais países é o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que aconteceu mesmo mediante a protestos do setor agrícola da França - país sede do Carrefour -, que teme prejuízos aos produtos europeus. Entretanto, a varejista disse que nunca colocou a agricultura francesa acima da agricultura brasileira.

"Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como temos feito no Brasil há quase 50 anos. Através do nosso desenvolvimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, numa lógica que sempre foi a da parceria construtiva", disse trecho de nota, publicada pelo G1.

O Carrefour reforçou que continuará comprando a maior parte das carnes francesas para comercialização na França, destacando que é o principal parceiro da agricultura local, e afirmou que dará apoio aos agricultores franceses, que estão enfrentando crise.

"Compramos quase exclusivamente a nossa carne francesa na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não pretende alterar as regras de um mercado francês já amplamente estruturado em torno das suas cadeias de abastecimento locais", informou a nota.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp