BNews Agro

Movimentação de itens agropecuários cresce 30% nos portos brasileiros

Divulgação
A movimentação de produtos agropecuários nos portos brasileiros alcançou a marca de 16,490 milhões de toneladas de cargas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/03/2022, às 12h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A movimentação de produtos agropecuários nos portos brasileiros cresceu 30% em janeiro e alcançou a marca de 16,490 milhões de toneladas de cargas. O número representa cerca de 4 milhões a mais que o registrado em janeiro do ano passado. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com a Antaq, a soja responde por 22% do total, com 3 milhões e meio de toneladas (3,494 mi) movimentadas no primeiro mês deste ano. Os quatro principais portos para cargas agro são Santos, Paranaguá, Rio Grande e Itaqui.

Leia também:

O porto de Santos (SP), respondeu por 21% do volume total. A maior parte dos produtos embarcados foram milho, açúcar e resíduos da extração de óleo de soja. (3,508 mi toneladas).

Já o porto de Paranaguá (PR), que aparece em segundo lugar no ranking, participou com 14,3%, um volume de 2,353 milhões de toneladas, especialmente cereais, sementes e frutos oleaginosos, adubos e fertilizantes. O resultado é mais de 30% superior a janeiro de 2021.

Os números divulgados pela Antaq chamam atenção para os adubos e fertilizantes. Em janeiro, a chegada desses produtos pelos portos do Paraná cresceu 24%.

Siga o BNews  no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp