BNews Agro

Mudanças climáticas provocam o aumento na incidência de cupins; veja o porquê

Divulgação / Freepik
Cupins causam danos significativos se não forem controlados a tempo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 17/10/2023, às 12h21 - Atualizado às 12h33   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Em algumas regiões do Brasil, as mudanças climáticas, em especial o aumento das temperaturas, está criando ambientes ideais para a proliferação de cupins, que não fazem parte da sua área de distribuição natural. Esses insetos podem causar danos significativos se não forem controlados a tempo. Existem algumas medidas de prevenção, sendo que a vigilância e a manutenção constantes são as melhores formas para evitar maiores estragos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A disseminação do inseto ocorre principalmente devido à conjunção de condições ambientais propícias e disponibilidade de fontes de alimentação, que são encontradas nos centros urbanos.

“Os cupins possuem um apetite voraz por fontes de celulose e, como estamos cercados por esse composto, seu comportamento alimentar torna-se globalmente uma grande ameaça. Na natureza, os cupins possuem papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema, como por exemplo na decomposição da madeira, mas em ambientes urbanizados e agrícolas eles podem ser um problema sério” comenta o biólogo e pesquisador de Desenvolvimento de Produtos de Mercado da BASF, Jeferson de Andrade.

“As estruturas das nossas construções associadas aos materiais como madeira, papel, papelão e fibras vegetais, e a falta de barreiras físicas ou tratamentos preventivos, permitem que os cupins acessem facilmente os ambientes, tornando edifícios, móveis e objetos suscetíveis a infestações. Diversos estudos apontam que possivelmente os danos econômicos e ecológicos substanciais causados pelos cupins invasores aumentem em resposta às alterações climáticas e a urbanização” finaliza Jeferson.

Em ambientes urbanos ou modificados pelo homem, como na agricultura, algumas espécies são consideradas pragas, registrando danos em alguns cultivos agrícolas, florestais e pastagens. Nas cidades, esses insetos são responsáveis por causar danos estruturais a edifícios, móveis e árvores. Para lidar com os cupins de maneira eficaz, é importante compreender suas causas, formas de prevenção e estratégias de controle.

Estratégias eficazes no controle de cupins

É possível adotar estratégias de prevenção antes mesmo de iniciar a edificação. Existe a possibilidade de aplicação preventiva de inseticidas, além do manejo adequado de resíduos ao longo da construção, especialmente evitando a deposição de possíveis fontes de alimentos nas fases de fundação.

Além disso, optar por madeira tratada, envernizada ou com revestimentos protetores torna-a menos atrativa para os cupins. Inspeções regulares e a instalação de telas protetoras ajudam a detectar problemas precocemente ou dificultar o acesso dos cupins. Para o controle das colônias de cupins, existem opções de inseticidas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp