BNews Agro

Novo centro de comercialização da agricultura familiar é inaugurado em Rafael Jambeiro

André Frutuôso/CAR-GOVBA
Novo centro vai proporcionar melhores condições para a comercialização de produtos e, consequentemente, mais renda para a região  |   Bnews - Divulgação André Frutuôso/CAR-GOVBA

Publicado em 06/03/2023, às 16h37   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Rafael Jambeiro, localizado na região da Chapada Diamantina, território de identidade Piemonte do Paraguaçu, recebeu, no último sábado (4), um novo centro de comercialização da agricultura familiar. O mais recente Mercado Municipal de Rafael Jambeiro, que vai proporcionar melhores condições para a comercialização de produtos e, consequentemente, mais renda para a região, foi inaugurado pelo governo do estado.

O evento teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que conheceu o espaço e falou sobre a importância desse novo equipamento. "O novo Mercado Municipal de Rafael Jambeiro traz mais conforto e segurança para quem vende e para quem compra os produtos da agricultura familiar. É muito bom quando a gente chega em um mercado para comprar alimentos e vê qualidade, vê higiene e tem segurança de que aquele é um bom produto".

Com um espaço mais organizado, limpo e com novas barracas, a população está satisfeita com os esforços do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para requalificar o mercado municipal, onde foram investidos, a partir de convênio com a Prefeitura de Rafael Jambeiro, recursos da ordem de R$ 4,1 milhões.

São 200 novas barracas, dois galpões, duas áreas cobertas e uma nova área de alimentação prontas para atender o público consumidor de Rafael Jambeiro e de municípios próximos.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o mercado será uma mola propulsora do desenvolvimento rural de toda a região. "São mais de 200 agricultores familiares que agora recebem esse equipamento reformado para o escoamento da produção da agricultura familiar. É com essa política de desenvolvimento econômico através da agricultura familiar que o Governo do Estado está modificando a vida da população dos municípios. A projeção é de que vem muito mais nos próximos quatro anos de consolidação dessa estratégia."

A presidente da Associação dos Moradores de Bela Vista, Sueli Gonçalves, enumerou os benefícios desse novo espaço na vida do grupo de mulheres da comunidade rural de Rafael Jambeiro. "Para a gente, a importância do Governo do Estado tem sido maravilhosa porque fomos beneficiadas com a cozinha comunitária para a produção de nossos produtos, como bolos, sequilhos e geladinhos, e agora, com esse novo mercado, onde vamos poder vender de forma melhor a nossa produção, pois é um espaço com mais higiene e segurança para todos".

Por lá, o apoio da CAR alcança desde a base de produção, agroindustrialização, com a implantação de uma cozinha comunitária totalmente equipada para a produção de bolos, sequilhos, geladinhos e outros itens, até a comercialização, já que as mulheres agora vão poder vender o seu produto no novo e moderno equipamento. Os investimentos nesta Associação somam mais de R$ 760 mil, via edital do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR com cofinanciamento do Banco Mundial.

A prefeita Cibele Carvalho vibrou com mais essa conquista que representa um marco na história do município. "A entrega da revitalização desse mercado com duas áreas cobertas, dois galpões e 200 barracas de feira da agricultura familiar traz para a gente a possibilidade real de aumento da produção da agricultura familiar da região".

A cada dia, novas oportunidades de escoamento e divulgação de produtos da agricultura familiar estão sendo entregues devido à estratégia da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com a reforma e requalificação de mercados municipais por toda a Bahia. Até o mês de agosto de 2023, está prevista a entrega de 104 novos centros de comercialização com condições hidrossanitárias adequadas para promover renda e viabilizar a chegada segura de alimentos na mesa de baianos e baianas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp