BNews Agro

“Ocupamos a capital baiana com o interior”, afirma secretário Jeandro Ribeiro sobre Feira Baiana da Agricultura Familiar

André Frutuoso/SDR
13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece até este domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador  |   Bnews - Divulgação André Frutuoso/SDR
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 16/12/2022, às 12h09


FacebookTwitterWhatsApp

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, falou sobre a importância da realização da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária para os agricultores e agricultoras do estado. O evento, que teve início na última quarta-feira (14), acontece até este domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador, e conta com diversas atrações para famílias, crianças, pets, além de ser uma ótima opção de lazer e entretenimento para quem pretende curtir o final de semana na capital baiana.

Em entrevista ao BNews, o secretário falou sobre o objetivo da SDR com a realização de mais uma edição da feira. "Essa 13ª edição da Feira Baiana da Agricultura familiar é, sem dúvidas, um marco para a agricultura familiar baiana porque essa feira sempre foi realizada dentro da programação da Fenagro [Feira Internacional de Agropecuária da Bahia], mas no ano passado, com o advento da pandemia e ela já chegando ao final, nós tomamos a decisão de fazer um ensaio da feira, fazer um pouquinho, não foi tudo isso que vocês podem ver aqui agora”, conta.

“Esse ano, a 13ª edição é a feira de fato, é a feira da agricultura familiar, a maior feira do Brasil com essa temática, onde a gente está reunindo mais de 210 empreendimentos, divididos em territórios e identidades, ou seja, trazendo essa identidade geográfica de cada produto que está sendo produzido”, emendou Ribeiro.

Salvador

O secretário comenta a decisão de tornar a capital baiana sede da feira. “A gente tem aqui uma rica gastronomia sendo difundida em 22 stands, com comidas e bebidas típicas da agricultura familiar, então essa diversidade que a agricultura familiar representa está aqui, e está num ambiente onde ela não costuma estar, ela está aqui agora porque ela está no epicentro do estado da Bahia, onde tem a maior agregação de pessoas, com os 4 milhões de habitantes da capital baiana que não conhecem a agricultura familiar e com essa feira passa a conhecer”, informou.

“A gente quis trazer esses pouco mais de 2.300 produtos pra cá para que a cidade de Salvador e Região Metropolitana conheçam esses produtos e entendam que a agricultura familiar pode, sim, estar entregando não só o que eles acham que entregam, que são folhas, coentro, salsa, cebolinha, produtos in natura, e sim produtos processados da mais alta qualidade”, acrescentou o titular da SDR.

Jeandro também conta que a escolha da data foi estratégica. “A gente quis fazer a feira agora no pré-natal porque também, inclusive, serve para que as famílias venham, compre produtos para presentear, nós temos feira de artesanato, também temos um local que é a Cozinha Show, onde você que é cidadão comum pode vir e aprender a fazer pratos sofisticados, com produtos da agricultura familiar, a mais alta gastronomia baiana está aqui presente, ou seja, essa ebulição de coisas boas que têm durante a feira”, disse.

“Todos estarão aqui vivenciando uma realidade diferente, onde não é só comprar um produto. Ao comprar um produto desses, você está, na realidade, aprendendo também a história como esse produto está sendo feito”, pontuou o secretário.

“Nós ocupamos a capital baiana com o interior”, afirmou Ribeiro, ao destacar que o interior está na capital através da agricultura familiar. “São 600 mil estabelecimentos rurais produzindo essa riqueza, a gente está falando de pouco mais de 2 milhões de habitantes que vivem da agricultura familiar baiana. A Bahia se destaca porque é o estado que tem o maior número de agricultores familiares frente a outros estados, a Bahia se destaca por essa diversidade e porque levou políticas públicas para esse segmento que até então, era esquecido. Isso só foi possível porque nós tivemos uma Secretaria de Desenvolvimento Rural criada pelo governador Rui Costa, capaz de fazer essa entrega nesse volume que está sendo feito”, comemorou.

Resultados

À reportagem, Jeandro Ribeiro informou que foram aplicados R$ 3 bilhões nos últimos oito anos por meio do governo do estado no setor da agricultura familiar na Bahia. “A gente está vendo o resultado aqui, pessoas felizes com a sua produção”, aponta.

Questionado sobre os resultados da última edição da feira, Ribeiro destacou aqueles obtidos pelos produtores de mel, cacau e café. “Se você for conversar com o cooperados da Coopamesf [Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco], que é lá de Ibotirama, onde a gente entregou um entreposto de mel, a renda média desses operários ultrapassa R$ 5 mil, produzindo mel”, elencou.

“A turma do cacau, lá da Bahia cacau, que está trazendo aqui o chocolate, estava com uma produtividade média de 15 a 16 arrobas por hectare e hoje já está com quase 40 arrobas por hectare e vendendo cacau tipo 1, cacau de qualidade. A turma do café, da Cooperbac [Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região], lá em Barra do Choça, saiu da produtividade de 20 a 30 sacas de café e hoje estão colhendo de 40 a 60 sacas de café, mas mais do que tudo, tirou o atravessador, a cooperativa é o principal comprador do café produzido dessa turma da Cooperbac, são 328 cooperados lá”, emedou.

Contudo, o secretário ressalta que o resultado foi obtido ao longo de muitos anos de trabalho intenso dedicado ao setor da agricultura familiar baiana. “O resultado efetivo não é de um ano para outro, lógico, não é da 12ª para a 13ª edição, é ao longo desses últimos 16 anos de políticas afirmativas para a agricultura familiar, que atrela à assistência técnica, que atrela regularização fundiária. São 422 agroindústrias que estão sendo construídas ou requalificadas, e que serão entregues até o final do ano. Isso tudo é possível você olhar e ver claramente os resultados”, finalizou Ribeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp