BNews Agro

Peru da ceia de Natal na verdade é perua; entenda

Divulgação/Pixabay
Especialistas apontam que tradicional ave assada nas ceias de Natal não é peru  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pixabay

Publicado em 23/12/2023, às 14h06   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Mais do que tradição nas ceias de Natal, o peru que vai ao forno no dia 24 de dezembro, na verdade, não é peru, é perua. De acordo com especialistas, apesar de o macho levar a fama de “gostoso” na cerimônia natalina, na verdade, quem geralmente surge assada e rodeada de farofa na mesa é a fêmea.

Conforme aponta o pesquisador Élsio Figueiredo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ao g1, a explicação para a fêmea ir ao forno no lugar do macho é a diferença de tamanho entre as aves.

Ainda segundo o especialista em suínos e aves, as peruas crescem menos que os machos e, em razão disso, acaba sendo mais vantajoso para os produtores comercializar o peru em pedaços, ao invés de inteiro.

Por outro lado, no caso do Chester - marca que pertence à Perdigão - quem vai ao forno é o macho. A ave é da mesma espécie do frango, porém de linhagem diferente, fruto de uma seleção genética na qual as fêmeas são menores e acabam sendo vendidas como um produto para o dia a dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp