BNews Agro

Pesquisadores desenvolvem adubo capaz de combater vermes

Pixabay
O adubo nematicida já passou por alguns testes em casa de vegetação e em campo experimental  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 30/01/2023, às 17h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma parceria da Embrapa com a empresa Agreenvir Soluções Biotecnológicas está rendendo boas expectativas para criadores. É que juntas elas estão desenvolvendo um produto com dupla finalidade, apto a adubar as plantas forrageiras, ao mesmo tempo em que controla a infecção por vermes.

O adubo nematicida já passou por alguns testes em casa de vegetação e em campo experimental e foi capaz de reduzir a contaminação em 60%, quando comparada a um pasto não adubado, e em 71,84% em relação a um pasto onde foi utilizado adubo químico à base de ureia.

Os testes já comprovaram que como adubo orgânico, o produto já está pronto para ir ao mercado, no entanto ainda precisa ser avaliado em área com animais sob pastejo.

Segundo o site Canal Rural, o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) Roberto Pompeu, que integra a equipe do projeto, explica que a verminose é um dos piores problemas enfrentados por produtores de caprinos e ovinos. Na Região Nordeste, onde se concentram os maiores rebanhos do País, cerca de 90% dos animais estão infectados por esses parasitos.

Além de demandar custos com mão de obra, a forma mais comum de tratamento com o uso de vermífugos pode causar resistência dos vermes quando utilizados sem os critérios adequados.

De acordo com a reportagem, a estratégia de controle da verminose com o novo produto possibilita quebrar o ciclo dos vermes no ambiente, reduzindo o desenvolvimento dos ovos até o estágio de larva infectante. Nesse último estágio, as larvas possuem alta motilidade e migram para a pastagem, onde são ingeridas pelos animais.

Por conta do tempo no pasto, os caprinos e ovinos infectados recontaminam o ambiente com suas fezes. Fazendo o uso do adubo nematicida os animais irão pastejar em locais sem contaminação, reduzindo a reinfecção, e, ao longo do tempo, as larvas serão eliminadas do sistema.

Normalmente, controla-se a verminose nos rebanhos fazendo o uso intensivo, e por longos períodos, de vermífugos sintéticos. Esse tratamento apresenta diversas desvantagens, como:

O uso de adubação na pastagem é uma prática ainda pouco frequente nas propriedades onde são criados caprinos e ovinos, mas apresenta muitas vantagens, principalmente quando se trata de adubo orgânico, que ajuda a manter a umidade do solo e a recuperar áreas degradadas.

De acordo com pesquisadores, desenvolver um produto que, além de reduzir a verminose, serve também como adubo, permite ao produtor utilizá-lo em outras culturas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp